Dia dos Pais 11 de Agosto de 2019


Dia dos Pais 11 de Agosto de 

Onde comprar o presente do dia dos pais: 



História 

A origem mais reconhecida, documentada e aceita é que em 1909 uma jovem americana chamada Sonora Louise Smart, escutando um discurso no dia das Mães, resolveu criar uma data para homenagear e mostrar o orgulho que tinha de seu pai, o ex-combatente da guerra civil William Jackson Smart.

William Jackson Smart

William perdeu sua esposa em 1898 quando esta dava luz ao seu sexto filho e então criou todos os seus filhos se mostrando um pai dedicado, carinhoso e responsável, e exercendo o papel de criação muito bem. Pelo exemplo de vida e superação de seu pai, Sonora decidiu que a data para o Dia dos Pais seria no aniversário de seu próprio pai, dia 19 de junho. Ela então enviou uma petição a Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos. O evento foi então comemorado pela primeira vez no dia 19 de julho de 1910, e teve como símbolo uma rosa, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração se espalhou até que em 1924, o Presidente Calvin Coolidge decidiu apoiar a ideia de um dia nacional para os pais. Em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial onde era declarado que o terceiro domingo de junho seria o Dia dos pais, que foi oficializada em 1972 no governo do presidente Richard Nixon que criou uma observância permanente nacional do Dia dos Pais a ser realizada no terceiro domingo de junho de cada ano.

Outros países que comemoram a data no terceiro domingo de julho a África do Sul, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, dentre outros. Na Austrália e Nova Zelândia a data é comemorada no primeiro domingo de setembro; na Rússia, no dia 23 de fevereiro; na Dinamarca no dia 5 de junho, na Tailândia, no dia 5 de dezembro; e na Itália, no dia 19 de março, apenas alguns exemplos das diferentes datas de comemoração desse dia.

Já no Brasil, a comemoração do dia dos pais aconteceu pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim que é o patriarca da família. A idéia da celebração do dia dos pais no Brasil partiu do publicitário Sylvio Bhering, e teve a data posteriormente alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais.