Garantir a plena cidadania das pessoas é um dos propósitos
estabelecidos pela Administração Municipal, especialmente na educação.
Para promover a educação inclusiva de alunos surdos, desde abril, a
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio oferece educação
especializada voltada aos alunos com surdez. A unidade de ensino conta
com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), aplicado aos
alunos surdos e ouvintes do 2º ano. De
acordo com a professora de Libras, Viviane Brentano, o objetivo da
iniciativa é promover a interação e comunicação entre todos os
estudantes da turma.
Para
conhecer de perto a atividade de inclusão dos alunos, e vivenciar a
experiência inclusiva, o Prefeito Municipal Kadu Müller acompanhou uma
aula da turma e aprendeu, na prática, o alfabeto e algumas palavras em
Libras. “Reiteramos o nosso comprometimento com a educação,
principalmente em atender as necessidades e particularidades de cada um
dos nossos alunos. Assim, cada vez mais, garantimos a acessibilidade
para todos. Educação, com igualdade e respeito, é básico”- disse Kadu.
Dos vinte alunos da turma do 2º ano da instituição, dois são surdos. Com o auxílio da professora Viviane, as crianças não ouvintes participam de todas as atividades propostas pela professora regular Suzana Mendel. De acordo com Viviane, todos os alunos aprenderam o alfabeto em Libras para se comunicarem com os colegas. “As crianças têm grande interesse e esse movimento será útil no futuro de cada um. Acredito que as crianças vão contribuir muito para a convivência entre surdos e ouvintes na sociedade” – ressalta Viviane.
A educação inclusiva destaca-se por sua política de igualdade de direitos e respeito às diferenças, objetivando um melhor atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais em classes regulares de ensino. A inclusão propõe um único sistema educacional de qualidade para todos os alunos, com ou sem deficiência ou outros tipos de condições atípicas.
Foto: ACOM
Dos vinte alunos da turma do 2º ano da instituição, dois são surdos. Com o auxílio da professora Viviane, as crianças não ouvintes participam de todas as atividades propostas pela professora regular Suzana Mendel. De acordo com Viviane, todos os alunos aprenderam o alfabeto em Libras para se comunicarem com os colegas. “As crianças têm grande interesse e esse movimento será útil no futuro de cada um. Acredito que as crianças vão contribuir muito para a convivência entre surdos e ouvintes na sociedade” – ressalta Viviane.
A educação inclusiva destaca-se por sua política de igualdade de direitos e respeito às diferenças, objetivando um melhor atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais em classes regulares de ensino. A inclusão propõe um único sistema educacional de qualidade para todos os alunos, com ou sem deficiência ou outros tipos de condições atípicas.
Foto: ACOM