Aula de Libras é realidade na Escola Cinco de Maio




Garantir a plena cidadania das pessoas é um dos propósitos estabelecidos pela Administração Municipal, especialmente na educação. Para promover a educação inclusiva de alunos surdos, desde abril, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio oferece educação especializada voltada aos alunos com surdez. A unidade de ensino conta com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), aplicado aos alunos surdos e ouvintes do 2º ano. De acordo com a professora de Libras, Viviane Brentano, o objetivo da iniciativa é promover a interação e comunicação entre todos os estudantes da turma.

Para conhecer de perto a atividade de inclusão dos alunos, e vivenciar a experiência inclusiva, o Prefeito Municipal Kadu Müller acompanhou uma aula da turma e aprendeu, na prática, o alfabeto e algumas palavras em Libras. “Reiteramos o nosso comprometimento com a educação, principalmente em atender as necessidades e particularidades de cada um dos nossos alunos. Assim, cada vez mais, garantimos a acessibilidade para todos. Educação, com igualdade e respeito, é básico”- disse Kadu.

Dos vinte alunos da turma do 2º ano da instituição, dois são surdos. Com o auxílio da professora Viviane, as crianças não ouvintes participam de todas as atividades propostas pela professora regular Suzana Mendel. De acordo com Viviane, todos os alunos aprenderam o alfabeto em Libras para se comunicarem com os colegas. “As crianças têm grande interesse e esse movimento será útil no futuro de cada um. Acredito que as crianças vão contribuir muito para a convivência entre surdos e ouvintes na sociedade” – ressalta Viviane. 

A educação inclusiva destaca-se por sua política de igualdade de direitos e respeito às diferenças, objetivando um melhor atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais em classes regulares de ensino. A inclusão propõe um único sistema educacional de qualidade para todos os alunos, com ou sem deficiência ou outros tipos de condições atípicas.

Foto: ACOM