Processo para Hospital Montenegro ser referência em alta complexidade


Reunião da Amvarc: Avança processo para Hospital Montenegro ser referência em alta complexidade

Avança a possibilidade de tornar o Hospital Montenegro (HM) referência para os municípios da região, no atendimento de alta complexidade nas áreas de traumatologia e neurologia. Uma importante articulação neste sentido ocorreu em São Sebastião do Caí.

O prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco, presidente da AMVARC (Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí), pôs o tema em pauta na reunião mensal da entidade, terça (11).

A Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, esteve na reunião em São Sebastião do Caí, no campus da UCS, que também teve a presença da diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), Lisiane Wasem Fagundes. O presidente da Câmara de Montenegro, vereador Cristiano Braatz (MDB) – Von participou. O pleito para tornar referência em alta complexidade o HM, nestas duas áreas, teve aceitação unânime entre prefeitos, secretários e demais presentes. 

O Diretor do Hospital Montenegro, Carlos Batista da Silveira, que estava acompanhado do traumatologista Rodrigo Decusati, do neurocirurgião Rodrigo Roncoglio e do diretor técnico Jean Ernandorena, assegurou que o HM tem plenas condições de prestar os serviços nestas duas áreas de alta complexidade. Em sua análise, o ganho para o Vale do Caí será muito grande, já que o paciente não precisa ser deslocado para Canoas, e ainda a família vai estar próxima com aumento real em atendimento mais rápido. 

Os secretários da Saúde reclamam muito dos serviços prestados em Canoas, que hoje é referência em atendimento de alta complexidade, para a região. Eles observam que existe uma demanda reprimida, abrindo o seu apoio para que o HM preste o serviço. 

A Secretária de Saúde do Estado Arita Bergmann foi objetiva e direta, durante sua explanação. Preferiu não focar nos problemas de atendimento na referência de Canoas, e sim na busca de soluções ao pleito da região, que é tornar o Hospital Montenegro referência de alta complexidade. “Não temos nenhuma dificuldade em propor remanejo de teto de Canoas para o Hospital Montenegro, na área de alta complexidade”, disse Bergmann, que nem mesmo terminou sua fala e já foi aplaudida. 

De imediato, conversando com a diretora do DAHA, Lisiane Fagundes, já houve uma sinalização, sendo marcada uma agenda técnica para o dia 25 de junho, às 9h, com o corpo técnico do Hospital Montenegro, o presidente da AMVARC, Oregino Francisco, o prefeito Kadu Müller e o presidente da Câmara, Cristiano Braatz - Von. “Nesta reunião, precisamos tratar da questão do custeio, ou seja, o custo efetivo” completou a secretária. 

Numa demonstração de que realmente quer tratar de perto do tema, ela pediu que a reunião acontecesse em Porto Alegre, no sexto andar do Centro Administrativo, onde fica localizado seu gabinete. Quando iniciou as tratativas de horários e a conciliação de agendas, Arita Bergmann disse que o contato poderia ser até de madrugada, que estaria presente. Ainda dentro do pacote de notícias boas, anunciou que o Estado estaria pagando a primeira parcela das dívidas de 2014 a 2017 aos Municípios, na área da Saúde. “São 14 milhões de reais que estarão entrando nos Municípios”, comentou, incluindo Montenegro. 

No final, a secretária Arita aceitou o convite do prefeito Oregino Francisco e foi almoçar com as lideranças, na cidade de Pareci Novo.