PREVISÃO DO TEMPO PARA MONTENEGRO E REGIÃO DE 01/07 a 07/07


SEMANA COM FRIO INTENSO/EXTREMO DE INVERNO
.
LEIA COM ATENÇÃO 
.
Segunda: Ainda começa com chuva na madrugada, mas ela para durante o dia. 

Predomínio de nuvens, com chance do sol aparecer à tarde. Esfria muito ao entardecer. 

Min 7/9°C antes da meia-noite. Max 14/16°C.

Terça: Deve começar com sol mas as nuvens aumentam durante o dia e não se descarta chuva/garoa. Amanhecer muito frio e tarde amena.

 Min 6/8°C. Max 17/19°C.

Quarta: Sol e nuvens, podendo ocorrer momentos de céu nublado/encoberto. Sensação de MUITO FRIO o dia todo, ficando mais forte à noite.

 Min 5/8°C antes da meia-noite. Max 12/15°C apenas.

Quinta: Sol e algumas nuvens. Amanhecer GELADO e tarde muito fria!

 Min 3/6°C. Max 11/13°C apenas.

Sexta: Predomínio de nuvens. Amanhecer mais uma vez MUITO GELADO. ATENÇÃO! A tarde será igualmente gelada, podendo ser uma das mais frias dos últimos anos/décadas. O vento minuano trará sensação térmica próxima de 0°C em alguns momentos. Não bastasse isso, haverá chuva/garoa em alguns momentos, diminuindo ainda mais a sensação. Apesar de pequena, há chance de alguma precipitação invernal (chuva congelada/congelante, sleet, graupel, chuva com neve ou neve) nos Vales e Grande Poa. 

Min 2/5°C. Max 8/10°C apenas

OBS: Na Serra, deve NEVAR (granular/flocos), com grande possibilidade de acumulação. (Aguardem atualizações!)

Sábado: Ainda instável com muitas nuvens e chuva ou garoa em alguns momentos. Mesmo assim podem ocorrer breves aberturas de sol. O dia todo será GELADO.

 Min 3/6°C. Max 12/14°C.

OBSERVAÇÃO: Nas Serras, segue a chance de NEVE até a manhã.


 Domingo: Sol e nuvens, podendo ocorrer momentos de céu nublado/encoberto. Dia todo com sensação térmica de muito FRIO. 

Min 4/7°C. Max 13/15°C.

 AVISOS IMPORTANTES 

⚠️ Aviso 1: É praticamente certa a queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense. 

Até em regiões mais baixas, onde a neve e a chuva congelada são consideradas muito raras, há chance de ocorrer. Por isso, não está descartada a possibilidade dessa precipitação invernal nem mesmo em alguma parte da Grande Poa e dos Vales.

⚠️ Aviso 2: ATENÇÃO DEFESA CIVIL! Há risco de morte, por hipotermia, principalmente as pessoas/animais expostas ao tempo/rua por médio/longo período.

⚠️ Aviso 3: Devem ocorrer perdas agrícolas devido à forte e ampla/generalizada geada projetada.

 Nas Serras, há até mesmo a chance de geada negra (congelamento da parte interna das plantas (da seiva) devido ao frio extremo e ao vento. A planta fica escura, queimada e morre.).

⚠️ Aviso 4: Temperatura extrema prevista para a Serra de Santa Catarina. 

Nos pontos tradicionalmente mais frios (São Joaquim, Urubici, Urupema, etc) a mínima deve ficar entre -5/-9°C, com sensação térmica de até -15°C/-20°C.

⚠️ Aviso 5: Haverá congelamento de canos d'água expostos, nas Serras do RS e SC.

⚠️ Aviso 6: Se vai subir a Serra para ver a neve e os congelamentos, tenha muito cuidado com a PISTA CONGELADA e consequentemente ESCORREGADIA. 

Nessas condições, ao amanhecer, a PRF costuma espalhar sal pela pista para descongelar.

⚠️ Aviso 7: Pessoal da Serra, coloque anticongelante no radiador do veículo para não correr o risco de congelar/dar pane.

⚠️ Aviso 8: Caso uma nevasca seja confirmada na Serra, com grande acúmulo de neve, há risco de transtornos com a rede elétrica e telhados mais frágeis.

Se as previsões se mantiverem ao longo dos próximos dias (o que é bem provável), os órgãos competentes do Sul do Brasil precisam fornecer as devidas recomendações/ações aos agricultores e a população de rua nas regiões que serão afetadas, a fim de minimizar os impactos no campo por geadas negras, óbitos de animais e dos próprios moradores de rua.
.
OBSERVAÇÃO: 

Sujeito a alterações/atualizações. Para monitoramento em "tempo real" e atualizações, acompanhe esse post e seus comentários. Será uma semana para acompanhar esse (e possíveis novos) post DIARIAMENTE, pois mudanças podem ocorrer, como por exemplo, mais frio ainda do que se projeta. Não deixem de acompanhar aqui!


FONTE:


Daimar Korndörfer Coelho