Os lançamentos imobiliários no país tiveram aumento de 4,2% nos primeiros meses de 2019 na comparação com o mesmo período do ano
passado, aponta levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da
Construção (CBIC). Em relação ao último trimestre de 2018, no entanto,
houve queda de 62,5%.
As vendas, por sua vez, cresceram 9,7% nos três
primeiros meses do ano em relação ao primeiro trimestre do ano passado, e
caíram 18,9% em relação ao último trimestre de 2018.
De acordo com a entidade, os melhores indicadores do setor são
verificados nos trimestres pares, o segundo e o quarto, e por isso a
diferença em relação aos meses imediatamente anteriores. “Há uma
tendência clara do aumento de lançamento, do aumento de vendas [nos
trimestres pares]”, disse José Carlos Martins, presidente da CBIC.
A oferta final disponível, outro indicador que compõe o levantamento,
registrou queda de 8,6% em relação ao primeiro trimestre de 2018, com
um total de 120.422 unidades. Desse total, 29% são de imóveis prontos,
47% em construção e 24% na planta. Em relação ao mesmo período do ano
passado, houve queda no número de imóveis prontos para venda, de 32%
para 29%.
“Para nós é muito importante esses 3%, significam aproximadamente 3,5
mil unidades que estavam prontas, estavam no patrimônio das empresas,
na dívida delas, e é importante que os imóveis prontos vão se
reduzindo”, avaliou Celso Luiz Petrucci, presidente da Comissão da
Indústria Imobiliária da CBIC.
Na análise por região, a maioria das unidades foi lançada no Sudeste,
com 46,8% do total e foi responsável pela venda de 52,6%. Em seguida
está o Nordeste, onde foram lançadas 26,6% do total de unidades e
vendidas 23,1%. O Sul lançou 14,2% e vendeu 13,7% das unidades
disponíveis. No Centro-Oeste foram lançadas 10,9% das unidades e
vendidas, 7,9%. A região Norte reuniu 1,5% dos lançamentos e 2,4% das
vendas.
O levantamento foi feito em 23 regiões em todas as partes do país, que representam 41% do mercado imobiliário.
Camila Maciel da Agência Brasil
Edição: Fernando Fraga