Curso para Juventude Rural em Montengro



Administração Municipal participa de abertura de curso para juventude rural

É comum ver jovens deixando o campo e seguindo para a cidade em busca de melhores condições de vida. Contudo, aos poucos, essa realidade está mudando. Muitos jovens apostam na permanência no campo como caminho para uma vida com mais qualidade e sucesso profissional. São jovens que valorizam a tradição e querem investir na agricultura familiar, como fizeram ou fazem seus familiares.

Para estimular a juventude rural, iniciou nesta segunda-feira (17) o curso Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, coordenado pela Emater/RS. A proposta é dividida em seis módulos com três dias de atividades em cada. Neste primeiro módulo, o curso ocorre até quarta-feira (19) no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM).


De acordo com a Coordenadora do CETAM, Claudete Klein, o curso serve como guia para os jovens na administração das propriedades das suas famílias. Na metodologia, os participantes, junto com suas famílias, serão responsáveis por elaborar projetos, avaliando as perspectivas sociais, econômicos, ambientais e culturais do meio rural. Participam do curso 25 jovens dos municípios de Montenegro, Barão do Triunfo, Camaquã, Charqueadas, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Ivoti, Osório e Viamão.

Presente na abertura do curso, o Prefeito Kadu Müller falou sobre a importância de facilitar o processo de reconhecimento da identidade rural e a permanência do jovem no campo. “Precisamos incentivar os jovens a valorizarem suas tradições. Investir na agricultura familiar, assim como fizeram seus familiares. E para isso, precisamos garantir trabalho e renda, o acesso à educação e promover a qualidade de vida desses jovens” – ressaltou Kadu na ocasião.

Na primeira atividade do curso, os pais foram convidados para falar, juntamente com seus filhos, sobre seus sonhos para um futuro melhor no campo. Ainda, integrantes da família Kauer, proprietária da Agroindústria Familiar Doces Vapor Velho, fizeram um breve relato de suas experiências na produção de geleias, iniciada em setembro de 2017, em Montenegro.

Fotos: ACOM