SMEC MONTENEGRO - Serviço de Nutrição e Alimentação Escolar



Merenda Escolar: Prefeitura oferta quase 2 milhões de refeições por ano

A marca, registrada no ano de 2018, tem a coordenação do Serviço de Nutrição e Alimentação Escolar o qual atende diariamente cerca de 7 mil alunos. Servindo quatro refeições nas EMEIs (desjejum, almoço, lanche e jantar) e um lanche nas EMEFs, a parcial de 2019 está na marca de 400 mil refeições servidas.

Com a visão de que a alimentação escolar é parte integrante e fundamental no atendimento ao aluno, a Administração Municipal oferece ampla variedade de gêneros alimentícios, com cardápios elaborados através de produtos de qualidade. Ainda, os alimentos são previamente aprovados pelas nutricionistas técnicas do setor, assim como pelo núcleo de promoção a qualidade composto por integrantes da comunidade que testa, avalia e seleciona cada um dos itens.


Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, onde atua o Setor de Nutrição e Alimentação Escolar que é composto pelas nutricionistas Caroline Raupp Silveira, Lenara Viline Johann e Mariele Elis Theisen; a promoção da saúde é um dos objetivos deste processo. “Toda família espera ter um filho saudável e uma criança saudável influencia a família em seus hábitos e costumes” – destaca a nutricionista Caroline Raupp, Chefe do Setor.

Diferentes capacitações microrregionais de merendeiras envolvendo boas práticas, que trata questões sobre medidas e processos de segurança alimentar, assim como distintos projetos de valorização são frequentemente fomentados.

Outra importante fonte de qualidade que integra a merenda escolar de Montenegro é a parceria com a agricultura familiar, que segue crescendo a cada ano. Ela contribui com diferentes produtos de qualidade, desde alface, cenoura, aipim, ovos, até pães, bolos, biscoitos e geleias da agroindústria.

Para cumprir os índices de qualidade nutricional, através de planejamento e gestão, a Prefeitura Municipal investe importantes valores que refletem diretamente nos diferentes cardápios oferecidos aos estudantes. Em 2018, por exemplo, o município disponibilizou R$ 555.169,18 de recursos próprios que se somaram aos R$ 852.661,72 repassados pelo Fundo Nacional de Educação – FNDE.

Foto: SMEC/Merenda