Quantos são e onde estão os Hidrantes em Montenegro


Saber exatamente quantos hidrantes a cidade possui e carências que a corporação dos Bombeiros identifica, quanto a este equipamento.

Na manhã de segunda (27), o presidente da Câmara, vereador Cristiano Braatz (MDB) - Von trouxe este tema à sala de reuniões Janete Hoerlle Zirbes, na Câmara, em um debate com representantes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Corsan.

“Não podemos esperar que ocorresse algum sinistro, para tratar destes temas. Precisamos nos antecipar”, alertou Von. Atualmente, a cidade conta com 35 pontos de hidrantes, que são utilizados para abastecer os caminhões de combate aos incêndios. Segundo o Sargento Orlando da Silva, está sendo feito o que classificam como ”corrida de hidrante” (vistoria em todos os pontos), para diagnosticar cada situação, ponto-a-ponto, como foi o caso da encontrada no Bairro São Paulo, próximo ao Cantegril, em que a caixa de hidrante está enterrada.

Explicou que este levantamento vem sendo feito segundas e sextas-feiras, em função do efetivo. Uma boa notícia: os Bombeiros locais contam com dois caminhões que possuem maior capacidade de armazenar água, facilitando o trabalho.

Conforme o gerente da unidade de Montenegro da Corsan, Lutero Cassol, existe 35 pontos espalhados pela cidade. Havendo necessidade de instalar mais algum, a Corsan é parceira para atender a demanda, revela. Quanto à pressão dos pontos existentes, Lutero explicou que todos têm mais de 1 kg. Porém, muitas vezes a demanda naquele bairro está em alta no momento em que o caminhão vai fazer o abastecimento. Cassol explicou ainda que é obrigatório, em todo novo loteamento, estar previsto o ponto de hidrante.

Uma das grandes preocupações do Sargento Orlando é com o fato de que, muitas vezes, não existe sinalização indicando onde está o ponto de hidrante, e as pessoas acabam estacionando seus veículos, o que prejudica o trabalho. “Existem dois tipos de hidrantes, os de coluna e os de caixa. Quanto aos últimos, muitas vezes a população nem sabe que se trata de um ponto de hidrante”.

Durante a reunião, acertado com o Chefe de Gabinete, Rafael Riffel, que os Bombeiros, após efetuar o levantamento de todos os pontos, irão repassar a relação dos que precisariam ser sinalizados. “Vou pedir para que a Diretoria de Trânsito faça a marcação de todos estes pontos, indicando que no local é proibido estacionar”, adiantou Riffel.

Outro andamento é a possibilidade de serem instalados mais dos pontos de hidrantes estratégicos, onde a rede tem mais de 3 kg de vasão, nas Ruas Osvaldo Aranha e Apolinário de Moraes. O gerente da Corsan declarou: assim que for encaminhada esta demanda à Companhia, por parte dos Bombeiros e Prefeitura, os novos hidrantes serão instalados. Conforme o vereador Von, a reunião foi muito positiva, já que todos estavam alinhados no mesmo sentido: permitir que os Bombeiros tenham condições adequadas para abastecer os caminhões que são utilizados.

Saiba onde estão os hidrantes: Estrada Mauricio Cardoso – JBS Couros; Ruas: Arthur Renner esquina Augusto Jaeger Filho; Arthur Renner esquina Maj. Alfredo Castro; Manoel de Souza Moraes esquina Albano Coelho de Souza; Buarque de Macedo esquina Santos Dumont; Capitão Cruz, 2446; Osvaldo Aranha esquina Quinze de Novembro; Ramiro Barcelos esquina Antônio Marques; João Pessoa, 2242; Apolinário de Moraes esquina Mauricio Cardoso; Apolinário de Moraes, 1401 (Capela Mortuária); São João esquina Othelo Rosa; São João esquina Eva Machado Ody; Abílio Marca, 47; Bruno de Andrade esquina Itapemirim; Ernesto Popp (Bombeiros); Celso Emilio Müller esquina Ernesto Pop; Maria Zanin Coronet esquina Apolinário de Moraes (meio da quadra); Julio Renner (Poker); Julio Renner (Redolfi); Luceval Machado de Ávila esquina Cylon Rosa; Lajes esquina Cristo Redentor (Marsul); Dona Flora, 64; Felix esquina Chagas Carvalho; Albano de Souza Coelho esquina Osvaldo Aranha; João Pessoa (frente da Prefeitura); Alagoas esquina Goiás; Luiz Hädrich (Cantegril Club); João Carlos Petry Sobrinho, 312; Paulino Coelho de Souza (final da rua); Jacob Franzen (início) esquina Bruno de Andrade; Amaury Daudt Lampert esquina Rua Um do Loteamento Verdes Campos; Juvenal Alves de Oliveira esquina Rua do Loteamento Mão de Pilão; Torbjorn Weibull, em frente ao Grêmio Gaúcho; Ramiro Barcelos (frente à ETPM).