PROPOSTA DA VEREADORA ROSE - Exposição de Orquídeas no Calendário Oficial de Eventos em MONTENEGRO


Realizada há vários anos, a Exposição de Orquídeas, no entanto, ainda não integra o Calendário Oficial de Eventos do Município de Montenegro. A vereadora Rose Almeida (PSB) se propõe a suprir esta lacuna com o projeto de lei 017/19, em pauta na sessão de 23 de maio, da Câmara.
Na Exposição de Motivos, conta que nos dias 4 e 5 de maio deste ano foi realizada, no CTG Estância do Montenegro, a 5ª Exposição de Orquídeas, organizada pelo Núcleo Montenegrino de Orquidófilos, onde 19 cidades trouxeram suas flores a Montenegro, “e o evento foi coroado de êxito, como nas edições anteriores”, elogia. “O Núcleo tem levado e elevado o nome de nosso município em todas as exposições que tem participado. Graças ao empenho dos fundadores, ele através dos anos cresceu e se tornou fonte de referência para o meio orquidófilo gaúcho”.
O atual presidente da Federação Gaúcha de Orquidófilos, Carlos Roberto Leipnitz Griebeler, o Zico, é da cidade, “o que nos enche de orgulho, por ser o primeiro montenegrino à frente de uma Federação tão conceituada”, diz Rose.
                                             História do Núcleo de Orquidófilos
No projeto, a vereadora relata a trajetória da entidade: “embora a existência da orquidofilia em Montenegro fosse uma realidade na década de 40, somente em 1952, mais precisamente em dois de dezembro, foi oficialmente fundado o Núcleo Montenegrino de Orquidófilos”. Os sócios fundadores foram Carlos Waldemar Gottselig, Waldemar Miranda de Oliveira, Guilherme Jacob Roth, João Adolfo Lutz, Guilherme Stockey, Otto Roese, Dorival dos Santos, Liberaldo Zirbes, Guilherme Jacob Klaus, Balduíno Diersmann, Norico Cruz, Walter Carlos Dreher, Carlos Silfredo Zirbes, Maria Alves de Oliveira e Tereza Varelmann.
O primeiro presidente da associação foi Guilherme Jacob Roth, tendo sido aclamado Carlos Waldemar Gottselig como presidente de honra. Quando de sua fundação, o Núcleo filiou-se ao Círculo Gaúcho de Orquidófilos, primeira associação orquidófila criada no estado, fundado em 19 de julho de 1949, em Porto Alegre.
“Montenegro, por sua topografia e conjunto florestal, apresenta condições propícias ao desenvolvimento de muitas espécies de orquídeas, destacando-se entre elas as Cattleyas intermédias, bifrenarias, oncidluns e outros”, explica a vereadora. “O Núcleo chegou aos 66 anos da fundação, mantendo o espirito de seus precursores. Continuam com o mesmo espirito de luta e vontade de crescer daqueles que o fundaram. Parabenizamos, também, Sérgio Simon, Presidente do Núcleo Montenegrino de Orquidófilos, bem como nosso reconhecimento a cada membro desse Núcleo, que com suas mãos e coração conseguem aperfeiçoar, cada vez mais, as belezas que Deus criou na natureza”, completa.