Presidente da Câmara, Vereador Cristiano Braatz na reunião do Comitê Caí




O presidente da Câmara, Vereador Cristiano Braatz (MDB) – Von, como representante do Legislativo montenegrino, na manhã de terça (28) esteve na reunião mensal do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.

Nesta edição, o encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Capela de Santana. Von, além de ser membro do Comitê desde 2017, procura sempre ser participativo. 
O Comitê participa do gerenciamento dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Caí. Este gerenciamento envolve a conservação da qualidade e quantidade da água na disponibilização dos seguintes instrumentos: a outorga do uso da água é uma licença de que todos nós precisaremos para retirar água dos rios e subsolos; os planos da Bacia Hidrográfica: as metas e prazos para se alcançarem os objetivos de qualidade; a tarifação pelo uso da água: o Comitê decidirá sobre a aplicação dos recursos financeiros, advindos do processo de tarifação pelo uso.

Composto por 45 instituições titulares e 45 suplentes, a Câmara de Vereadores conquistou um assento entre as instituições representativas da cidade. No entendimento do vereador Von, é imprescindível que Montenegro se faça presente em um Comitê deste porte. “Água é um assunto muito sério, e as decisões tomadas neste Conselho influenciam no nosso dia-a-dia”, acrescenta. 

Na pauta de terça (28), foram tratados temas como a inobservância de aspectos ambientais no Plano Diretor do Município de São Francisco de Paula. A Promotora de Justiça Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Caí, Cíntia Foster de Almeida, abordou os questionários técnicos que foram encaminhados aos municípios, que trata da elaboração de diagnóstico básico sobre a estrutura de gestão ambiental, voltadas aos aspectos do saneamento básico, áreas de preservação permanente e a estrutura operacional desses municípios. A Promotora Cíntia falou ainda sobre o Projeto de Recuperação da Mata Ciliar, sendo que os municípios estão aderindo ao termo de cooperação, faltando apenas quatro assinarem.

Ainda aberto espaço para a compositora, cantora e pesquisadora Carolinne Caramão e o músico, produtor e compositor Mimmo Ferreira apresentarem o projeto Musical/Sócio Ambiental, que tem como principal objetivo despertar nas crianças e na comunidade em geral o interesse pela preservação do Rio Caí. Por último, escolhidos os membros que farão parte da comissão eleitoral que será responsável pelo andamento da eleição da nova diretoria do Comitê.