Parcerias para o Projeto de Turno Integral nas escolas Municipais de Montenegro


Parcerias para o Projeto de Turno Integral nas escolas Municiáis de Montenegro


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) promoveu, na última semana, uma reunião com objetivo de buscar parcerias para desenvolver o Projeto de Turno Integral em escolas da Rede Municipal de Ensino. Em um primeiro momento participaram da reunião o Comitê Intersetorial do Programa Bolsa Família e as Diretoras das escolas EMEF Ana Beatriz Lemos (Bairro Estação) e EMEF Manoel José da Mota (Muda Boi).

O Projeto de Turno Integral serve de aporte para que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura atenda a Meta 6 do Plano Municipal de Educação, que é a Educação em Tempo Integral. O Projeto de Turno Integral no Ensino Fundamental, inicialmente, ocorre em duas escolas da Rede Municipal de Ensino: EMEF Ana Beatriz Lemos e EMEF Manoel José da Mota.

A parceria busca desenvolver um Trabalho de Rede, para atender as comunidades, através dos recursos disponíveis, para um atendimento educacional de qualidade no contra turno dessas escolas. Segundo a SMEC, o Comitê Intersetorial buscará por recursos do Ministério da Cidadania para aquisição de materiais a serem utilizados no Projeto de Turno Integral, devido ao significativo número de alunos beneficiários do Bolsa Família. Além do atendimento aos alunos, mães beneficiárias do Programa Bolsa Família também serão convidadas a participar do Projeto Horta da EMEF Manoel José da Motta, levando para suas casas aprendizados e orientações recebidas.

A EMEF Ana Beatriz Lemos iniciou as atividades na última segunda-feira (06) e EMEF Manoel José da Mota já vem desenvolvendo o Projeto de Educação Integral desde o início do ano. As atividades desenvolvidas no contra turno das escolas têm duas ênfases: Arte e Horta, conforme a seguir especificado:

EMEF Ana Beatriz Lemos (Arte): 

- Acompanhamento pedagógico; 

- Dança;

- Coral;

- Esportes.

EMEF MANOEL JOSÉ DA MOTTA – (Horta)

- Acompanhamento pedagógico; 

- Horta (envolvendo também mães beneficiárias do Bolsa Família);

- Artes;

- Música.

Todo o trabalho ocorre com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Departamento de Educação, e conta com a acolhida da Escola envolvida no projeto. Ao inserir a escolas no Território Educativo de Montenegro, Projeto que ocorre desde 2016, novos horizontes se abrem, e a escola não fica mais isolada em si mesma. Através do Território Educativo a comunidade é convidada a participar das atividades e, em uma ação de coletividade todos se ajudam, ensinando e aprendendo.

Foto: SMEC