Vamos, todos juntos, fazer acontecer o Carnaval


A frase do Vereador Felipe Kinn (MDB) – “Joa”, quinta (11) na Câmara, resume a expectativa com o retorno do desfile de rua, que não ocorre há alguns anos. Representantes de escolas de samba e órgãos públicos trataram sobre uma possível retomada. “Foi dado o pontapé inicial, já houve uma reunião este ano. Quero colaborar para que aconteça o Carnaval da forma que todos esperam”, salientou.
        A reunião foi uma oportunidade para se verificar “o que as escolas precisariam este ano, para ver se conseguimos dar um mínimo de suporte, dentro do possível”, disse Felipe. Falou-se de questões ligadas ao evento que comemorou a data, este ano. “O que passou, passou. Vamos ver o que podemos fazer, ainda, para o ano de 2020”, completa.  

    A Diretora de Cultura, Priscila Nunes, conta que em anos anteriores a Prefeitura utilizava a prática de se conveniar com as entidades carnavalescas, visando o Carnaval. Diz que o formato caiu em desuso, a partir da Lei federal 13.019, de 2014, que Lei institui normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, que se dariam mediante execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação. “Há burocracia um pouco maior”, compara a Diretora. Mesma situação da Semana Farroupilha, em que, para se utilizar recursos públicos, precisa ser promovida por alguma associação, no caso a ATM.  

    “Temos que chegar ao bom senso, para que ocorra um evento melhor do que foi o deste ano. Queremos mais!”, defendeu o Vereador.  Manifestou a necessidade do apoio do Executivo quanto à cedência de local para as escolas, “para durante o ano todo elas realizarem promoções e obter recursos”.

    Felipe Kinn revelou que deverá apresentar Pedido de Informação para, entre outros itens, saber o quanto foi gasto no evento de carnaval de 16 de março, na Estação da Cultura. “Uma das coisas para começarmos com um trabalho transparente, a partir de agora”, justificou. Através de outro Pedido, o Vereador questionará o Executivo sobre a prestação de contas do Carnaval, de 2010 a 2013. “Se era feito assim naqueles anos, porque em 2014 aconteceu toda aquela situação?”, ressalta, referindo-se a questões no último ano em que houve desfile de Carnaval, as quais teriam impedido a sua realização até hoje. 

    “Não queremos verba pública, e sim um espaço para trabalharmos o ano inteiro. Desta forma, conseguimos buscar recursos financeiros para botar nossa escola de samba na avenida”, resumiu integrante de entidade. “Queremos um espaço, o investimento na obra a gente faz com recursos próprios das escolas, trabalhando em eventos, festas”, completou. “Agora tenho mais esperança, porque há maior número de pessoas envolvidas. Dentro da Administração, temos um grupo que está pensando nestas atividades”, sublinhou a Diretora da Cultura. Por fim, o Vereador Felipe Kinn revelou que está formatando um projeto de lei específico sobre o Carnaval, a exemplo do que existe para a Semana Farroupilha, entre outros. 

    “Estamos abertos a sugestões, o que queremos é somar. Vocês irão colaborar muito, pois vivem o Carnaval há muitos anos, sabem o que é preciso”, finalizou, informando que fará novo convite às entidades para conhecer a proposta do projeto, quando estiver pronta. “Podem contar com a gente, também. De forma planejada, organizada, conseguiremos ter em 2020 um evento maior que o deste ano”, diz o Secretário da SMIC, Elias Rosa, acrescentando que há o apoio do prefeito Kadu Müller.