Quem não fizer Biometria terá o Título de Eleitor cancelado


Apesar de todo o esforço da equipe do Cartório da 31ª Zona Eleitoral, dos 47.038 eleitores montenegrinos mais de 21.100 ainda não fizeram a Biometria, que pode ser realizada até o dia 04 de dezembro.

Preocupados com a situação, a Juíza Eleitoral Priscila Gomes Palmeiro, a Promotora de Justiça Eleitoral, Graziela Vieira Lorenzoni e o chefe do Cartório Eleitoral, Diego Bonato Coitinho, iniciaram um trabalho estratégico de mobilização.

Na manhã de quinta-feira, 25 de abril, vereadores e prefeitos foram convidados a participar de reunião, na sede do Cartório. O objetivo foi buscar o apoio das lideranças para estimular que a população faça a Biometria e não deixe para a última hora. 

Quem não fizer terá o Título de Eleitor cancelado, ficando impedido de votar nas próximas eleições, caso não regularize a situação. Tanto o presidente da Câmara, Cristiano Braatz - Von como o prefeito Kadu Müller se colocaram à disposição e apresentaram algumas medidas que deverão ser colocadas em prática, para estimular que os eleitores façam a Biometria o quanto antes.

Pela Câmara, em nome de todos os vereadores, Von disse que irá colocar um computador à disposição da comunidade, um servidor para a realização da consulta de situação regular do Título de Eleitor e ainda o agendamento da realização de Biometria. Também colocou as redes sociais do Legislativo e o próprio site à disposição do Cartório Eleitoral, para divulgação. 

Já o prefeito Kadu Müller, entre as medidas, vai decretar Passe Livre em um dia específico, oportunizando para os eleitores que necessitam de transporte facilidade de locomoção até o Cartório Eleitoral. Inicialmente, ficou acertado que a data vai culminar com a campanha de vacinação, em 04 de maio. A equipe do Cartório Eleitoral, mesmo sendo em um sábado estará trabalhando, como forma de facilitar e atrair os eleitores. 

Outras sugestões que surgiram durante a reunião foi a possibilidade de através da TV Cultura, a produção de um vídeo alertando a população para o risco de grandes filas nos últimos dias. Também a busca do apoio dos Agentes Comunitários de Saúde na divulgação da necessidade de realização da biometria. 

Conforme o Chefe do Cartório, Diego Bonato, a Biometria aumenta a segurança da votação e evita a habilitação de um eleitor errado. Ele explicou que o eleitor, para fazer a Biometria, precisa somente o documento de identificação e comprovante de residência. A preocupação e mobilização da equipe do Cartório é justamente para evitar o que aconteceu, por exemplo, em Triunfo, onde eleitores tiveram que aguardar por mais de 20h na fila. 

Completando, Diego disse que atualmente estão sendo atendidos de 25 a 35 eleitores por dia, enquanto a média para atingir 80% do eleitorado é de 80 atendimentos diários.

 O Cartório Eleitoral fica na grande Timbaúva, na Rua Dr. Bruno de Andrade, 1809. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.