Operação dos aparelhos de mamografia e raios-X, cedidos ao Hospital Montenegro

Reunião na Câmara, esta semana, tratou sobre a entrada em operação dos aparelhos de mamografia e raios-X, cedidos pelo Executivo ao Hospital Montenegro. Inicialmente, o Vereador Cristiano Braatz (PMDB) lembra que os equipamentos já foram instalados, e foi dito que haveria possibilidade de estarem em operação em janeiro ou fevereiro.

“Estamos no mês de abril, quase em maio. Queremos saber sobre o funcionamento destes aparelhos, que são de extrema importância principalmente para as mulheres. Nós, Vereadores, como fiscais do erário público e também a população como um todo, gostaríamos de obter maiores esclarecimentos, pois muita falta faz estes exames”, resumiu. 

Participou ainda os presidentes da Câmara, Vereador Erico Velten e o vereador Juarez Silva; a presidente da OASE, Eliane Daudt e o do Conselho Municipal de Saúde, Oscar Francisco Paes de Oliveira; os Secretários Municipais de Saúde, Ana Maria Rodrigues, e da Fazenda, Nestor Bernardes, o Diretor Administrativo Carlos Batista da Silveira e equipe técnica do HM.

A Tecnóloga em Radiologia e supervisora de diagnóstico do HM, Taís Joseane Rodrigues, fez a leitura integral do relatório do Serviço de Mamografia, acerca da instalação do equipamento de Mamografia Graph Mammo DR, da Phillips, e do Serviço de Radiologia, sobre o Raios-X Digital DR Compact Pendulum, fabricado pela mesma empresa.
Segundo os documentos, em 27 de outubro do ano passado o Serviço de Radiologia avisou a Phillips que estava preparado para a visita de verificação do local de instalação do equipamento de RX. Já com relação ao equipamento de Mamografia Graph Mammo DR, no dia 20 de dezembro o Serviço de Mamografia recebeu a equipe da empresa Gama Comp, que é uma prestadora da Phillips, para verificar a sua instalação.
Mencionadas questões técnicas que, até o momento, dificultam a operacionalização. O Diretor Carlos Batista frisou: está tudo pronto, não é o Hospital que tem algum problema, trata-se de um item que diz respeito ao fabricante. “Estamos trabalhando duro para que eles resolvam. Tenho o compromisso, assumido pela Philips, de que será até esta sexta-feira”, revelou, acrescentando que, se o prazo não for cumprido, vão ser estudadas outras providências, como acionar o Ministério Público. “Há um contrato público de compra e venda, tudo foi pago, mas não foi prestado o serviço pela Phillips. Poderá haver uma discussão jurídica”, afirma Batista. 

A Secretária de Saúde, Ana Rodrigues, manifestou que também irá insistir, até que seja dada solução. Conta que no dia interior abriu um processo administrativo na Secretaria, assim que recebeu informações sobre o caso. “É de extremo interesse do Hospital que estes equipamentos funcionem. A demanda aumentou muito, e eles fazem falta para nós. O tempo de espera acaba aumentando, em função da limitação do equipamento”, acentua a Tecnóloga em Radiologia. “Até porque, pelos dados apresentados, são setecentas consultas de Raios X e 500 do Mamógrafo”, reforça o Vereador Cristiano. “Com certeza, vai ser usado muito mais”, acrescenta a Secretária. “Podemos dizer que, só de Mama, perdemos dois mil exames, este ano”, calcula o Diretor Carlos Batista. 

Por fim, Ana Rodrigues agradeceu a parceria do Hospital com a Secretaria de Saúde, acrescentando que, neste caso o problema não é financeiro e sim técnico. “Vou entrar nesta força-tarefa por uma solução, representando o Município, e movimentando as forças necessárias. Embora o Mamógrafo não esteja funcionando, a Secretaria de Saúde paga as Mamografias através do CIS-Caí, então nenhuma mulher deixa de fazer a mamografia”. “A Câmara está à disposição para auxiliar nesta pressão”, finalizou o Vereador Cristiano.