Garoto Indiano de 12 anos, projetou um barco para tirar a poluição do mar




O menino Haaziq Kazi de apenas 12 anos, que vive em Pune, na Índia, já tem consciência que com nossas atitudes podemos ajudar a preservar o planeta. E a ação dele para ajudar nesse objetivo foi projetar um barco que recebeu o nome de Ervis, e com o qual será possível tirar plásticos dos mares em todo mundo.

Assim como Haazi Kazi,outros jovens têm buscando fazer todo o possível para colaborar no combate à poluição marinha, porém a invenção de menino Haaziq, com esse objetivo, é uma das mais recentes.

O "super barco" inventado por ele foi projetado para ser equipado com um sistema de discos, bombas hidráulicas e filtros, com capacidade de sugar plásticos dos oceanos.
Essa ideia de um barco antipoluição surgiu na mente de Haazi quando ele tinha apenas 9 anos de idade. E sobre isso ele conta:
"Eu vi alguns documentários e percebi o impacto que os resíduos têm na vida marinha. Eu senti que tinha que fazer alguma coisa. Assim nasceu a ERVIS."
Segundo Haaziq, o barco funciona da seguinte forma: os discos produzem a força centrípeta para sugar os resíduos, que são então separados graças a um sensor que distingue a água, a vida marinha e os resíduos, sendo assim, os animais e a água são lançados de volta ao oceano.
Haaziq apresentou e divulgou sua ideia em várias plataformas, como TedEx e Ted8, que chamou àaatenção e foi apreciada por acadêmicos e organizações internacionais.

O diferencial de sua ideia reside no fato de que o barco Ervis é capaz de separar o plástico de acordo com as suas dimensões.

Quando esse barco for produzido, ele terá 40 metros de comprimento, 12 de largura e 25 de altura e pesará cerca de 600 toneladas. Esse sistema poderá ser replicado em outros barcos ou plataformas.
No momento, o barco Ervis é apenas um projeto, mas esta ideia tem atraído o interesse e a apreciação de muitos e é possível que em breve se torne realidade.

Além de ser responsável pela criação desse projeto, o garoto Haaziq tem viajado pelo mundo e conscientizado outras crianças sobre a importância de ações como reduzir o uso e o consumo do plástico, do encaminhamento do lixo plástico para a reciclagem e do combate à poluição.

Assim como Haaziq, cada um de nós pode contribuir de alguma forma.
Afinal, somos bilhões de pessoas a habitar este planeta. Com a atitude que está ao alcance de cada um, podemos fazer a diferença em benefício da preservação da vida e da biodiversidade da Terra.