Aprovados defendem Moção de Apoio ao urgente preenchimento dos cargos da Polícia Cívil


Solicitação para incluir pauta relacionada às carências da área de segurança pública no Rio Grande do Sul: objetivo da visita de Graciele Alflen e Alexander Dresch, da Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Civil/RS 2018 ao presidente da Câmara, Vereador Cristiano Rosenthal Braatz (MDB) - “Von” e demais vereadores, na quinta, 11 de abril. Eles integram o grupo que percorre todo o estado, objetivando sensibilizar a sociedade a fazer pressão ao governo estadual, para que nomeie o quanto antes os aprovados no último concurso da PC.

Conta que, recentemente, foi realizado concurso com 1200 vagas para os cargos de Inspetor e Escrivão de Polícia (600 para cada cargo). Teve 40 mil inscritos e apenas 2418 candidatos aprovados em todas as fases, como os Testes de Aptidão Psicológica e Aptidão Psiquiátrica.

Segundo a Comissão, quase cinco mil agentes é a defasagem da Polícia Civil, previstas 700 aposentadorias este ano. Existe necessidade de o estado fazer a nomeação de, aproximadamente, 9600 agentes (inspetores e escrivães). O efetivo atual é 4960, ou seja, um déficit aproximado de 50%, a metade dos profissionais que seriam necessários.

A Comissão solicitou aos vereadores que coloquem em pauta na Câmara o tema “carências da segurança pública”, mediante a apresentação de Moção de Apoio. Sugeriu que, mais especificamente, o documento trate do baixo efetivo da Polícia Civil na região.

A Comissão entende que a ação possibilitará aos vereadores reivindicar, aos seus aliados políticos na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, que ocorra o chamamento de todos os aprovados, a fim de garantir maior número de policiais para as cidades. “Só desta forma as instituições (Polícia Civil e Brigada Militar), que já vêm atuando no máximo de seus esforços e prestando serviço de qualidade, mesmo com poucos recursos (material e humano), poderão dar agilidade às demandas da população, que tem o direito de sentir-se e estar protegida”.

Outro argumento: “mais policiais civis atuando na investigação dos crimes resultarão em mais prisões e, em consequência, menos bandidos agindo na região, dando maior sensação de segurança”.

Após ouvir os argumentos dos representantes da comissão, os vereadores entenderam por apresentarem na próxima semana a Moção de Apoio que será assinada por todos. Ainda o vice-presidente da Câmara, Juarez da Silva (PTB), adiantou que vai marcar audiência com o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior que é do seu partido para tratar deste e outros assuntos referente a segurança de Montenegro.