8.374 atendimentos no Pronto Atendimento de Saúde 24H


Com importantes números, PA 24H completa um mês de atendimentos
O Pronto Atendimento 24H, criado pela Prefeitura Municipal de Montenegro, completou, neste domingo (28), um mês de funcionamento registrando um total de 8.374 atendimentos. Deste número, foram realizadas 3.777 consultas médicas e 4.597 acolhimentos. Ainda, o PA 24H registrou 53 procedimentos como suturas, limpeza de ouvido e drenagem de abcessos.

O número de atendimentos corresponde a cerca de 280 pacientes por dia. Um indicativo considerado dentro da expectativa, segundo a Secretária Municipal de Saúde, Cristina Reinheimer. “O resultado no primeiro mês foi muito bom e estamos sempre melhorando. É uma experiência nova e para tanto estamos definindo fluxos, protocolos de atendimento e adequando a equipe conforme a necessidade”, explicou a responsável pela pasta.

Localizado junto à SMS na rua Campos Neto, 177 – Senai, o Pronto Atendimento 24H foi aberto à comunidade no dia 28 de março, por solicitação do Prefeito Kadu Müller. Com atendimento exclusivamente voltado para moradores de Montenegro, o PA 24H é composto por sala de espera, acolhimento, consultórios médico e ginecológico, salas para pequenos procedimentos cirúrgicos, preparo de medicação e aplicação, sala de emergência, observação e esterilização de materiais.

Gripe, tosse, febre, dores em geral, mal-estar, vômito e pequenas suturas, situações clássicas das chamadas fichas azuis e verdes, são exemplos de situações atendidas pelo Pronto Atendimento 24 horas. Atendimentos de urgência e emergência permanecem no Hospital Montenegro. Assim, pessoas com suspeita de AVC, infartos e traumatismos em decorrência de acidentes, por exemplo, devem acessar imediatamente o Hospital Montenegro 100% SUS, que é porta aberta para urgências e emergências.

Além das situações consideradas não urgentes, o objetivo do PA é atender situações imprevistas que envolvam a saúde da pessoa, essencialmente após o período de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O PA atenderá a demanda espontânea, levando em conta a classificação de risco.
Foto: ACOM