12ª Conferência Municipal de Saúde



Administração Municipal realiza 12ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Montenegro, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promove durante esta sexta-feira (12) a 12ª Conferência Municipal de Saúde.


Com o tema “Democracia e Saúde – Saúde como Direito: Consolidação e Financiamento do SUS”, a conferência contou, na parte da manhã, com a palestra da enfermeira Clarita Silva de Souza, especialista em Saúde e mestre em Ciências da Saúde. A palestrante abordou questões referentes ao sub-financiamento e a saúde como direito do SUS. A atividade iniciou logo após a abertura oficial do evento que contou com a presença de diferentes autoridades do município e região, assim como, também, vários profissionais de saúde.

Durante o ato de abertura, a Secretária Municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, destacou a organização da edição, resultado do empenho da equipe. Ainda, a Secretária relatou algumas etapas importantes do atual cenário do Sistema Único de Saúde – SUS. “Devemos seguir a luta por recursos orçamentários para o SUS e projetos específicos, como expansão e qualificação da atenção básica” – disse.

Em seu pronunciamento oficial, o Prefeito Municipal de Montenegro, Kadu Müller, elogiou a mobilização dos profissionais de saúde na realização da Conferência. “A atenção básica representa muito na vida das pessoas. A evolução dos serviços de saúde são relacionados diretamente a todos os cenários que envolvem o setor. Momentos como este, onde há alinhamentos, análises, debates e troca de informações, são essenciais para colhermos resultados cada vez mais positivos” – apontou Kadu. Ainda, o Prefeito lembrou da atividade do Pronto Atendimento 24H, inaugurado no último dia 28, onde grande parte da população vem sendo atendida. “Nossa preocupação com a Saúde é contínua. Por isso investimos. Reforma em UBS, inauguração do PA, novos veículos, ambulância, recursos... não vamos para por aí, pois Montenegro merece” – finalizou.

A Conferência Municipal de Saúde é o fórum máximo de deliberação da Política de Saúde, conforme dispõe as Leis Federais nº 8.8080 de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990. De acordo com a presidente da 12ª Conferência Municipal de Saúde, Silvana Schons, a conferência é um momento importante de revisão dos rumos da política de saúde no município, uma oportunidade de exercício da democracia, onde a comunidade decide o que deve mudar, o que precisa ser corrigido e o que deve ser mantido e aperfeiçoado.

O evento, ainda, elege o grupo de delegados representante de Montenegro nas esferas Estaduais e Federais.

FONTE: ACOM