Vereador Talis busca alternativas para regularização e melhorias na Vila do Adão


Não é de hoje que Montenegro sofre com a formação de loteamentos irregulares, onde pessoas fatiam áreas de terras sem disponibilizar as mínimas condições de urbanização aos compradores que acabam sendo atraídos na maioria das vezes pelo baixo valor dos terrenos.

Na conhecida “Vila do Adão”, localizada em Muda Boi não é diferente, mais de 70 famílias correm atrás da regularização dos seus lotes. 

Esse tema foi pauta da reunião na manhã de segunda-feira, 25 de março, na sala da Câmara de Vereadores, proposta do vereador Talis Ferreira (PR). Participou a diretora de Departamento de Gestão da Prefeitura, Lúcia da Silva, vereador Valdeci Alves de Castro, gabinetes das vereadoras Rose Almeida, Josi Paz, presidente da Associação de Moradores, Jonathan Cunha da Silva, a herdeira das terras, Eva da Motta de Almeida. 

Inicialmente o vereador Talis Ferreira lembrou que a Prefeitura não pode realizar melhorias na vila enquanto não for regularizada. Em seguida, perguntou a diretora de Gestão qual a situação real. Lúcia da Silva explicou que existe um processo aberto para regularização de iniciativa dos moradores, porém, foram feitos alguns apontamentos que precisam ser corrigidos desde 2016 para que se possa prosseguir. 

Os moradores disseram que, o topógrafo, foi contratado com esforço individual de cada morador e simplesmente não atende mais para concluir o trabalho. Como o processo, segundo informações, já tramita na esfera do Ministério Público a sugestão do vereador Talis é a realização de audiência no MP. Entre os pedidos vai ser solicitado algo como um “TAC” para que a Prefeitura possa então realizar melhorias na “Vila do Adão”. 

A representante do Executivo, Lúcia Zanatta reforçou que a administração tem total interesse na regularização já que fica impedida de realizar qualquer intervenção de melhoria e ainda deixa de arrecadar Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).