IPTU MONTENEGRO poderá ser pago com desconto até o dia 28 de abril








Quem paga o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Montenegro tem até dia 28 de abril de 2019 para quitar o valor em cota única. 

Quem pagar a cota única terá direito a desconto de 8% (inadimplentes) ou 10% (adimplentes). Caso o contribuinte opte pelo pagamento parcelado, as quantias começarão a ser cobradas no dia 10 de maio, o imposto será dividido em, no máximo, 8 parcelas.

Quem dispões do dinheiro para quitar a cota única com desconto é vantajoso. Comparando por exemplo com o rendimento da poupança é de aproximadamente 0,4% ao mês.

Tradicionalmente, o carnê é distribuído através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e quem não receber em casa até  o dia 18 de abril deve comparecer no Palácio Rio Branco para buscar o carnê 

 Qualquer dúvida, pode ser sanada na Secretaria da Fazenda Municipal ou através do e-mail: smf.balcao@montenegro.rs.gov.br.

Isenção através de processo administrativo 

A   isenção para aposentados e pensionistas deve ser solicitada através de processo administrativo, ou seja, o contribuinte vai até a Prefeitura e abre um protocolo pedindo a isenção, mas neste ano, a solicitação não pode mais ser realizada. A lei é clara e diz que a pessoa mesmo deve solicitar a isenção, anualmente, até o último dia útil do mês de novembro que terá validade para o próximo ano.

Domicílio Tributário

A informação do endereço para entrega, que estará no carnê do IPTU (domicílio tributário), é de responsabilidade total do contribuinte. De acordo com a diretora, o próprio cidadão precisa dizer onde pretende que o carnê seja entregue, é importante o contribuinte informar quando muda de residência.