Inauguração do Pronto Atendimento Saúde 24H em Montenegro



Prefeitura inicia atendimento à comunidade no Pronto Atendimento 24H

A manhã desta quinta-feira (28) marca mais um capítulo na história de Montenegro. Data em que a Administração Municipal inaugurou o Pronto Atendimento 24H, um movimento coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com atendimento exclusivamente voltado para moradores de Montenegro, o PA 24H é composto por sala de espera, acolhimento, consultórios médico e ginecológico, salas para pequenos procedimentos cirúrgicos, preparo de medicação e aplicação, sala de emergência, observação e esterilização de materiais.

O ato de abertura contou com a presença de diferentes autoridades do Poder Executivo e Legislativo, demais representantes de classes e de entidades do município, profissionais de saúde e, também, do ex-Prefeito Municipal, Ubirajara Rezende Mattana.

A Secretária Municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, destacou que o Pronto Atendimento 24H “não é constituído apenas pela estrutura física, mas também pelo engajamento dos profissionais no melhor atendimento da população” – salientando o comprometimento da equipe, unida às demais Secretarias Municipais, para a conclusão dos trabalhos e início dos atendimentos. Ainda, a responsável pela pasta, sinalizou a importância de um atendimento humanizado. “Um paciente não é só um paciente. Ele é o amor de alguém. A mãe de alguém. O filho de alguém. Avô, avó de alguém. O melhor amigo de alguém. O amor da vida de alguém. Nossa missão é a todo instante, cuidar e fazer de tudo pelo amor da vida de alguém”- finalizou.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal de Montenegro ressaltou a importância da construção. Emocionado, Kadu Müller destacou o visível sentimento de comprometimento e participação das equipes de Saúde na construção desse novo projeto. Também, lembrou da crise Estadual que afeta a área da Saúde.

“Nossa Administração tem uma gestão de construção e isso incomoda alguns. Entendemos que Educação e Saúde são áreas que necessitam estar em dia para que o convívio e a auto estima estejam bem. Às vezes, não trocamos uma lâmpada numa rua escura, pois investimos em mais serviços na saúde. Às vezes, protelamos o reparo de um buraco na rua, pois ampliamos serviços assistenciais na saúde. É isso que fazemos! Hoje é mais um exemplo de ação e projeto que, somados na construção positiva, se tornam realidade” – disse Kadu.

Gripe, tosse, febre, dores em geral, mal estar, vômito e pequenas suturas são exemplos de situações atendidas pelo Pronto Atendimento 24 horas, que está localizado junto a SMS na rua Campos Neto, 177 – Senai. Atendimentos de urgência e emergência permanecem no Hospital Montenegro. Assim, pessoas com suspeita de AVC, infartos e traumatismos em decorrência de acidentes, por exemplo, devem acessar imediatamente o Hospital Montenegro 100% SUS, que é porta aberta para urgências e emergências.

Além das situações consideradas não urgentes, o objetivo do PA é atender situações imprevistas que envolvam a saúde da pessoa, essencialmente após o período de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O PA atenderá a demanda espontânea, levando em conta a classificação de risco.

O ato da manhã contou ainda com as apresentações musicais da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Steigleder e do aluno de teclado da Fundarte, Carlos Eduardo Petry, acompanhado pelo Professor Bruno Félix. 

Uma benção oferecida pelo Bispo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva e pelo Padre Ricardo Nienov também integrou a cerimônia.

Foto: ACOM