Comitiva busca soluções para as Enchentes no Vale do Rio Caí





O senador Lasier Martins (Pode-RS) esteve na tarde desta sexta-feira, 22, com o Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, para apresentar e defender uma demanda de mais de 40 anos dos municípios do vale do Rio Caí: a prevenção às enchentes. Nos últimos 60 anos, pelo menos 25 grandes cheias provocaram perdas e prejuízos significativos na região.

Trabalhando pela causa há pelo menos quatro anos, Lasier já esteve no Ministério da Integração Nacional, no Ministério das Cidades, na Casa Civil e na Defesa Civil, em Brasília, para buscar recursos. Apesar de prometerem a verba, o governo federal não mandou os recursos. “Conheço a região. Sei que todo mês de agosto é uma preocupação só dos moradores, que correm o risco de perder tudo o que possuem com as chuvas. É preciso prevenir. O poder público não pode mais ser omisso, especialmente quando é possível agir na prevenção. Temos que aprender com o que vimos ocorrer há poucas semanas em São Paulo e no Rio de Janeiro”, disse o senador.

Rodrigo Lorenzoni comprometeu-se com a causa e somou-se a Lasier Martins e ao deputado estadual Pedro Simon (MDB-RS) na luta pela justa demanda. Eles irão a Brasília nos próximos dias para reuniões com o ministro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, e no Ministério do Desenvolvimento Regional. “Vamos seguir trabalhando por recursos do governo federal para a elaboração do projeto executivo que apontará as melhores soluções para o velho problema. Isso já foi feito nas bacias dos rios dos Sinos, Gravataí e Jacuí. É hora de fazermos também no rio Caí”, declarou Lasier.

Segundo o superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, que participou da reunião, se nada for feito, a expectativa é de cerca de R$ 20 bilhões de prejuízo em todo o Vale do Caí nos próximos 30 anos.

Acompanharam a reunião o secretário-adjunto de Obras, Saneamento e Habitação, Ervino Deon, o prefeito de Pareci Novo, Oregino José Francisco, e a diretora regional fundiária do RS, Kellen Mattos.

(ASCOM - Senador Lasier Martins )