Pronto Atendimento de Saúde 24 H em Montenegro a partir de março



Prefeitura inicia Pronto Atendimento em março

A Prefeitura Municipal de Montenegro assume a responsabilidade pelo funcionamento do Pronto Atendimento 24 horas a partir de março de 2019. A inauguração dos trabalhos, conduzidos pela Secretaria Municipal Saúde, iniciam às 8hs do dia 28.

Diante da realidade enfrentada pelo Hospital Montenegro, o qual decidiu encerrar o Pronto Atendimento 24hs, a Prefeitura Municipal vem se preparando para assumir os atendimentos relacionados às fichas azuis e verdes, voltadas as situações consideradas não urgentes. A manobra atende a decisão administrativa do HM que impôs uma iniciativa imediata da Gestão Municipal. A implantação do Pronto Atendimento (PA) ocorre nas dependências da própria Secretaria.

Além das situações consideradas não urgentes, o objetivo do PA será atender as situações imprevistas que acometem a saúde do indivíduo, principalmente após o período de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O PA atenderá a demanda espontânea, levando em conta a classificação de risco.

As situações de saúde consideradas agudas ou crônicas agudizadas serão atendidas no pronto atendimento 24 horas, sendo elas: disúria (dificuldade para urinar), tosse sem sinais de risco, dor lombar leve, febre, hipertensão, hiperglicemia, entre outras.

Contudo, os atendimentos de urgência e emergência permanecem no Hospital Montenegro. Assim, pessoas com suspeita de AVC, infartos e traumatismos em decorrência de acidentes, por exemplo, devem acessar imediatamente o Hospital Montenegro 100% SUS, que é porta aberta para urgências e emergências.

O Pronto Atendimento 24hs, que está em obras para iniciar sua rotina no próximo mês, não atenderá: Pacientes crônicos assintomáticos, que procuram o serviço de saúde para renovação ou troca de receita; solicitação de exames eletivos; encaminhamentos para especialidades médicas; curativos eletivos; fornecimento de atestado e/ou laudo médico. Nestes casos, os usuários devem utilizar os serviços da sua Unidade Básica de referência, através de seu zoneamento.

Na manhã desta quarta-feira (27), as obras do PA tiveram a visita do Prefeito Municipal de Montenegro, Kadu Müller, acompanhado pela Secretária Municipal de Saúde, Cristina Reinheimer. Na oportunidade, junto a representantes da imprensa local, o Prefeito Kadu garantiu que a equipe técnica da SMS trabalha forte neste período de transição e que o Poder Executivo foca nessa nova manobra que é um desafio de gestão.

A Administração Municipal estima que o valor investido no Pronto Atendimento 24 horas seja, aproximadamente, de R$ 230 mil mensais. “É importante que haja uma compreensão da comunidade durante esse período de transição, onde estamos assumindo um desafio, desempenhando nosso papel como gestor do município” – disse Kadu. Atualmente, a Prefeitura de Montenegro repassa R$ 358.581,37 os quais, mesmo com a crise financeira do Estado, são mantidos rigorosamente em dia pela Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o público alvo do atendimento no PA 24hs, localizado na rua Campos Neto, 177 – bairro Timbaúva, será voltado exclusivamente para moradores de Montenegro, sendo assim, necessária à apresentação do Cartão do SUS e Documento de Identidade com foto.

Foto: ACOM