Projeto da verba para Quadra no Bairro Esperança




Em pauta na sessão da Câmara de quinta (28) o projeto de lei 10/19, do Executivo, que o autoriza a abrir crédito especial de R$ 251.500,00, para a construção de quadra poliesportiva no Bairro Esperança.

A quase totalidade (R$ 243.750,00) provém do Ministério do Esporte, sendo destinada à Montenegro por emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário (PT). O restante é contrapartida do Município.
Rogério dos Santos e Carliane Pinheiro – “Kaká”, integrantes montenegrinos da CUFA, Central Única das Favelas, estiveram conversando com o presidente, Vereador Cristiano Von Rosenthal Braatz (MDB) – “Von”, na sede do Legislativo. Manifestaram preocupação com o que eles consideram “uma excessiva demora” no encaminhamento burocrático por parte da Prefeitura para utilizar a verba, já enviada há mais de um ano (em outubro de 2017). 

Segundo as lideranças, o projeto do ginásio está pronto, o recurso da emenda já foi encaminhado, e por isso, questionam: “por que não se consegue fazer as obras?” Preocupação é com a possibilidade de o dinheiro retornar aos cofres federais. “O pessoal está cobrando: e a nossa praça?”, salienta Rogério, referindo-se aos moradores do Bairro Esperança com os quais a CUFA - que atua há dez anos em Montenegro - desenvolve trabalhos e que consideram importante a quadra poliesportiva para sua melhor realização.

Na mesma hora, O Vereador Von respondeu que na sessão seguinte apresentaria um Pedido de Informações sobre o encaminhamento após a assinatura, ainda em 2017, do contrato de repasse de verbas federais entre o Executivo e a Caixa, ocorrida no gabinete do prefeito, sem que tenham sido realizadas etapas posteriores. 

O projeto irá conceder autorização legislativa para a Prefeitura dar seguimento a providências técnicas, como abrir licitação para contratar a empresa que vai construir a quadra. “A aprovação, com certeza, será por unanimidade”, pois, quem será beneficiada é a comunidade do bairro Esperança, estima o Vereador Von, presidente da Câmara em 2019 que buscou agilizar o projeto. “É preciso destacar o belo trabalho desenvolvido pela CUFA”, elogia.