A Prefeitura de Montenegro, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE), referente ao biênio 2019/2020, onde passa a beneficiar 6.840 estudantes. O número se refere à dezessete escolas municipais (EMEFs), sete creches (EMEIs) e duas escolas estaduais.
Dessa forma, a Administração Municipal estabelece um compromisso entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Cultura, com objetivo de contribuir para a formação integral de crianças e jovens da rede pública de ensino, através de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, que visam proporcionar melhoria na qualidade de vida da população.
Na tarde de segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde realizou um encontro, na Estação da Cultura, com representantes das unidades de saúde do município a fim de alinhar as próximas ações próximos referentes ao Programa Saúde na Escola.
“O Programa Saúde na Escola é um modelo assistencial voltado para ações de prevenção de doenças e promoção de saúde nas escolas, com um olhar voltado para os estudantes, que atuam como multiplicadores de informações, levando o que aprendem na escola para as comunidades onde vivem”, explica a Secretária Municipal de Saúde.
Entre os objetivos do Programa Saúde na Escola está a promoção da saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde; o fortalecimento da relação entre as redes públicas de saúde e de educação; articulação das ações do Sistema Único de Saúde - SUS junto às ações das redes de educação básica pública; otimizar a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis; promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde; , assegurar a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes; fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde; entre outros.
Foto: ACOM