Hospital Montenegro: O dinheiro está acabando



A mesa diretora da Câmara de Vereadores está tomando a iniciativa de realizar visitas/reuniões de aproximação com entidades e empresas, com a finalidade de colocar o Legislativo à disposição. Objetivo é contribuir com ações de melhorias, em prol da comunidade.

Na manhã de segunda-feira, dia 11, o presidente, Vereador Cristiano Braatz - Von, o vice Juarez da Silva e a Vereadora Rose Almeida estiveram no Hospital Montenegro.

Eles foram recebidos pela presidente da mantenedora, a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), Eliane Daudt, e pelo diretor Carlos Batista da Silveira, acompanhado da equipe técnica.

Inicialmente, o presidente Cristiano Braatz declarou que esta será a marca da atual mesa diretora da Câmara: estar próxima de entidades, empresas e da sociedade em geral, conhecendo e participando. “Somos parceiros do Hospital Montenegro, vamos sempre apoiar este que é uma referência para a região”, reforçou. De antemão, os vereadores Von, Juarez e Rose manifestaram seu total apoio ao pleito que envolve os pagamentos atrasados do Estado ao Hospital.

O vereador Juarez, cujo partido detém o cargo de vice no Governo do Estado, adiantou que à tarde estaria indo à Porto Alegre, ao gabinete do Deputado Estadual do PTB, para intermediar uma agenda com o vice-governador, Ranolfo Vieira Jr., em que a pauta será o Hospital Montenegro, não somente a questão dos atrasados, mas também seus projetos futuros.

Neste dia 22 de fevereiro, o Hospital irá comemorar seus 88 anos. Mesmo diante de todas as dificuldades financeiras, já que sua única fonte de recursos é o Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento e a boa gestão fazem parte do dia-a-dia da casa de saúde. A presidente da OASE, Eliane Daudt, assegurou que o HM está de portas abertas para qualquer informação.

O diretor Carlos Batista da Silveira, antes de iniciar a demonstração de dados, resultados e do planejamento futuro, elogiou a iniciativa da Câmara. Entusiasmado, Batista falou por aproximadamente três horas. Disse que atender pelo SUS é um desafio grande, de todos, e seria importante os municípios terem seus Pronto-Atendimentos funcionando, para os casos mais simples. “O Hospital tem que estar focado nos casos de urgências e emergências”, completou Batista. 

“O dinheiro está acabando”

O gerente financeiro Felipe Leser, de forma clara e objetiva, relatou que o Estado vem atrasando os pagamentos desde setembro, e que o dinheiro está acabando. “Estamos, inclusive, enfrentando dificuldades com os fornecedores”, desabafou. Outra preocupação de Batista e Leser é que, com a falta de repasses, não está sendo possível pagar os impostos, o que torna o Hospital inadimplente, trazendo o risco da perda de emendas parlamentares e de recursos federais.

A diretoria apresentou um vídeo institucional e, posteriormente, números animadores. Nada é mais importante que o nascimento. Em 2018, o HM realizou 1.189 partos, sendo 555 normais e 634 cesáreas. O Hospital Montenegro está entre os 20% hospitais do Brasil que têm controle de custos adequado. 

Batista mencionou ainda a lista gigante de equipamentos que foram adquiridos ao longo dos últimos anos. A gerente de enfermagem Sheila Ruppenthal disse que o “elevador de pacientes”, adquirido recentemente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), facilita e muito a movimentação dos acamados. 

Ao final, a vereadora Rose Almeida elogiou a equipe do Hospital pela forma como vem realizando sua gestão.