Crise no leite



Acompanhado de uma comitiva formada por representantes da cadeia produtiva do leite do Rio Grande do Sul, o deputado Afonso Hamm participou, nesta terça-feira (26), de audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para tratar da crise no setor leiteiro.

Durante a reunião, a ministra anunciou que o governo está estudando a adoção de uma medida compensatória para que as importações de leite em pó da Europa e da Nova Zelândia não prejudiquem o setor lácteo brasileiro. A expectativa é que seja anunciada em até 30 dias.

Hamm destacou que o Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) encaminhou à ministra os pleitos da cadeia produtiva do leite gaúcho quanto às instruções normativas 76 e 77 à Câmara Setorial do Leite, que se comprometeu em repassar os pedidos e afirmou que recebeu solicitações semelhantes de outros estados.

Os produtores e indústria reivindicaram que a aplicação da nova legislação não exclua ninguém do processo produtivo e que a implementação dos novos índices seja gradual. Sobre as compras governamentais de leite em pó com objetivo de retirar excedente do mercado a ministra garantiu que o assunto está sendo avaliado.

Os pleitos foram entregues oficialmente em documento, idealizado por Sindilat, Fetag, Apil, Emater, IGL, Fecoagro, Farsul, SEAPDR, Findesa, Famurs, Asamvat e Avat.