Câmara aprova projeto Parada Segura para aumentar segurança dos passageiros


Parada Segura: o título do projeto 01/19 diz tudo sobre a finalidade. Por questões legais, sua apresentação competia ao Executivo, o que ocorreu dia 9 de janeiro, quando o presidente da Câmara, Vereador Cristiano Von Rosenthal Braatz (MDB) exercia o cargo de prefeito, durante as férias do titular. 


Posteriormente, tramitou na Câmara, culminando na sua votação em plenário dia 21 de fevereiro, quando foi aprovada por todos os Vereadores.

Conforme o projeto, o Programa Parada Segura se destina a incentivar medidas e iniciativas que visem a segurança e a integridade física de usuários, passageiros, trabalhadores, estudantes, motoristas e cobradores do transporte coletivo no município de Montenegro.

Desta forma, os condutores dos veículos utilizados para a prestação do serviço de transporte coletivo urbano no município de Montenegro, diariamente, poderão parar os ônibus e micro-ônibus para possibilitar o desembarque dos passageiros, em qualquer local onde seja permitido estacionamento, no trajeto regular da respectiva linha, mesmo que nele não haja ponto de parada regulamentado.

Fica autorizado que os ônibus urbanos parem para os passageiros desembarquerm fora das paradas, entre 22h e 4 da manhã, de segundas a sextas-feiras.Segundo informações da concessionária do transporte coletivo em Montenegro, diariamente neste horário são mais de 640 usuários.

Em finais de semana, feriados e pontos facultativos, o período é maior: das 21 às seis horas da manhã. A medida visa aumentar a segurança dos usuários que se deslocam ou residam em locais distantes das paradas e que estejam no trajeto original das linhas de ônibus da cidade.

Pela legislação, a empresa responsável pelo transporte coletivo por ônibus e micro-ônibus orientará os motoristas para o desembarque de passageiros fora das paradas regulamentares em horários especiais e noturnos.
Crédito:
Foto ônibus: VIMSA
Foto: Vereador Braatz - Câmara de Montenegro