Plano Municipal de Saúde em Montenegro



SMS realiza avaliação do Plano Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu em dezembro reuniões com membros do Colegiado Gestor da SMS para a avaliação anual do Plano Municipal de Saúde. O plano é o principal instrumento de gestão dos serviços de saúde, que orienta e define a programação das ações e serviços de saúde na esfera municipal. Ainda, o plano reflete as necessidades da população através de análise realizada a partir de estudo que devem ir ao encontro dos princípios norteadores do SUS.


Como aspectos positivos, a SMS destacou a qualificação e ampliação do atendimento pré-natal, o que resultou na redução de índices de morbimortalidade infantil fetal e materna; investimentos na qualificação das equipes de trabalho; realização de campanhas do programa de Infecções Sexualmente Transmissível IST/AIDS; atendimento até às 22h na SMS; reorganização do setor de remoções; e ações implementadas pelo Núcleo Municipal de Educação Coletiva em Saúde (NUMESC).

Para o ano de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde tem como principais metas a reforma da Unidade Básica de Saúde de Muda Boi; inauguração da UBS do bairro Centenário e implantação do pronto atendimento 24h junto à Secretaria de Saúde.

A próxima avaliação do plano municipal de saúde está prevista para julho de 2019, quando serão avaliadas as atividades e ações do primeiro semestre deste ano.

Foto: SMS