Plano de Ação do Turismo no Vale do Caí - Vale da Felicidade



Governança Regonal de Turismo do Vale do Caí inicia atividades no ano

Em reunião realizada na Estação da Cultura de Montenegro, a nova coordenação da Governança Regional de Turismo do Vale do Caí iniciou as atividades do ano 2019. O atual grupo é composto pela Coordenadora Michele Martins Nunes (Montenegro), Vice- coordenadora Carolina Cvitko de Araujo (São Sebastião do Caí), Secretária Liane Butenbender (Maratá) e Paulo Ricardo Fetzner (Brochier). Outros representantes dos 20 municípios que integram a AMVARC (Associação de Municípios do Vale do Caí), também integram o elenco.

Através da atuação da Governança Regional de Turismo, segundo o grupo, a região assume a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, possibilitando a consolidação de novos roteiros como produtos turísticos rentáveis. O Vale do Caí objetiva firmar-se como destino turístico alternativo, considerando que destinos consagrados da Serra Gaúcha já enfrentam o problema do excesso de turistas. Para tanto, é fundamental o envolvimento da comunidade, assim como é necessário perceber o turismo como atividade econômica capaz de gerar postos de trabalho e investimentos.

Entre os objetivos da atual gestão estão propostas como investir no marketing da região, infraestrutura de acesso e maior integração e comprometimento dos municípios. Segundo a Coordenadora Michele, uma das formas de alcançar os resultados é colocando em prática o Plano de Ação do Turismo na região, respeitando os princípios da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional.

A governança terá reuniões uma vez a cada dois meses e extraordinárias quando for necessário. As reuniões serão itinerantes, contemplando os diversos municípios que integram o Vale do Caí. O primeiro encontro deste ano foi conduzido pela nova coordenadora e teve como principais abordagens o Calendário Regional de Turismo e o plano de marketing integrado, com objetivo distinguir e promover o destino turístico Vale da Felicidade.

Foto: SMIC