Moradores do bairro ferroviário esperam há mais de 20 anos pelo fim dos alagamentos



Reunião debate melhorias na rua Menino Deus

Na manhã desta segunda-feira (07), o Prefeito em exercício, Cristiano Braatz, recebeu no gabinete a visita de moradores do bairro Ferroviário para tratar sobre melhorias na rua Menino Deus. De acordo com o vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Ferroviário, Sérgio Dalcin, os moradores do bairro esperam há mais de 20 anos pelo fim dos alagamentos causados pelas intensas chuvas.


Em dezembro de 2017, a Administração Municipal encaminhou à Brasília o Projeto de Prevenção de Desastres. O projeto contempla 19 metas, como obras de macrodrenagem, desassoreamento, contenção de encostas, construção de pontes, revitalização do talude do Cais do Porto das Laranjeiras, entre outros. O projeto está orçando em aproximadamente R$ 5,5 milhões, sendo R$ 115 mil destinados para canalização da rua Menino Deus.

De acordo com o Secretário Municipal Gestão e Planejamento, Rafael Riffel, a Administração Municipal aguarda somente até o fim de fevereiro para receber os recursos de Brasília. Caso o recurso não chegue até essa data, o Executivo se comprometeu em realizar a obra de canalização da rua Menino Deus com recurso próprio.

O projeto de canalização prevê a substituição de 320 metros de rede por canos de 80 milímetros, a partir das ruas São João e Independência. Porém, durante a reunião, ficou definido que o Secretário Municipal de Obras Públicas, Argus Machado, fará, juntamente com os moradores, uma visita no local para, posteriormente, readequar o projeto de acordo com as experiências e necessidades dos residentes da rua Menino Deus.

Também participaram da reunião o presidente da Associação de Moradores do Bairro Ferroviário, Gelson Alves, e o morador do bairro Lauri Cornelius.

Foto: ACOM