Loteamento dos Pinhais: Solução de problemas




Legisladores, Secretários Municipais e residentes no Loteamento dos Pinhais, em Faxinal, estiveram reunidos na Câmara, segunda (10), por iniciativa dos Vereadores Cristiano Von Rosenthal Braatz e Felipe Kinn da Silva, ambos do MDB.

Participou também o representante da Loteadora. Em pauta, ainda, informações sobre a estimativa de prazos para a conclusão da parte restante da Estrada Selma Wallauer. 

A moradora Roberta de Vargas contou que a situação mais preocupante, e que vem se agravando há um ano no Loteamento, é o entupimento dos canos que fazem a drenagem, sendo que em alguns pontos o esgoto está a céu aberto. Há preocupação também com as áreas verdes, que estão tomadas pelo mato, e há uma expectativa com a proposta da Loteadora, de dotar o local de uma praça infantil, o que não ocorreu até o momento, segundo os participantes.

“Ali é um lugar bom, tranquilo. Queremos fazer com que o nosso Loteamento também fique bonito e seja acolhedor”, disse um morador. Outro o define como sendo perto da cidade, mas, ao mesmo tempo, afastado. Tranquilo, calmo e próximo ao centro, dá para ir a pé. Muitas pessoas vão olhar os terrenos, com o interesse de morar lá.

Conforme a Vereadora Josi, os problemas são o estado das ruas e a questão do esgoto, “o maior drama daquela comunidade". ”Solicitamos uma limpeza, a qual nunca foi feita”, reclamou uma moradora. 

Outra se disse muito chateada com a existência de buraco que está há um ano sem ser fechado, em que corre esgoto a céu aberto. No final, definido que nas próximas semanas será feito um paliativo, para minimizar o problema. O Vereador Felipe também citou o compromisso da Secretaria de Meio Ambiente de realizar uma limpeza, nas próximas semanas, sendo que o serviço já está no cronograma da pasta.

Felipe comentou também ter recebido a informação de que haverá a compra de um hidro jato, o que irá ajudar muito na limpeza dos bueiros. Repor a iluminação pública também não será difícil, pois acredito que tem lâmpadas no estoque do almoxarifado, seria somente uma questão de organizar o serviço.

Conforme Tiago Pinheiro, Diretor de Serviços Urbanos da SMVSU, a Secretaria só não dispõe do caminhão hidro jato, mas possui materiais como canos, areia, cimento, brita, pedreiro, “e o que pudermos fazer com o que temos, eu tentarei resolver”. Conta que desde abril, quando assumiu o cargo, já atendeu 284 ruas, sendo que em algumas até cinco, seis vezes. “Foram mais de seiscentos trabalhos realizados”, calcula. “No momento em que chegar o caminhão hidro jato, a Secretaria conseguirá fazer a limpeza da tubulação, e o problema dos buracos, iremos lá resolver”, disse.

Definição quanto ao tipo de pavimento

Na visão do Secretário Rafael Riffel, o Executivo agirá em parceria com a Câmara de Vereadores, no momento de aprovar verbas para a pavimentação de ruas. “O Prefeito Kadu Müller determinou que a Secretaria captasse recursos para executar a obra da Selma Wallauer”, enfatiza. Faltaria concluir mil novecentos e dez metros.

No momento, conforme o Secretário, a Prefeitura está estudando que tipo de pavimentação será feita, se asfáltica, com pedra irregular ou o PAVS, para posteriormente realizar a captação dos recursos. Estima que, para a primeira alternativa, o custo seria em torno de dois milhões de reais. Para o PAVS, aproximadamente um milhão, e a com pedra irregular, cerca de quinhentos mil reais. Um morador, que reside há um mês no Loteamento, conta que ouviu dizer que no inverno a situação fica pior, pois tem muito barro. No trecho em direção à JBS, “é um buraco em cima do outro, é a pior parte”, comenta.

“Vamos torcer para que o Município consiga captar recursos, através de emendas parlamentares, para concluir a Selma Wallauer”, comentou o Vereador Felipe. “Estamos evoluindo nesta questão, e com certeza, com o apoio da Câmara, iremos conseguir fazer esta obra, que está em nosso cronograma”, disse o Secretário Riffel. 

Entre os aspectos positivos, uma moradora comentou que os residentes no Loteamento já escolheram a denominação que preferem, para as ruas. O passo seguinte será a coleta dos abaixo-assinados oficializando a escolha, os quais, entre outros itens, farão parte do processo que o Executivo irá elaborar, fixando a denominação de ruas, o qual será posteriormente encaminhado à Câmara, para aprovação.

Finalizando, o Vereador Felipe garantiu que os moradores poderiam contar com o Poder Legislativo. “O que pudermos fazer, em parceria, estaremos juntos. Acredito que a limpeza seja uma das primeiras ações que irá acontecer. Esperamos que nas próximas semanas comece este trabalho”, concluiu.