Curso de Atendimento Pré-hospitalar e Suporte Básico de Vida - SMS MONTENEGRO



Servidores da SMS recebem capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), promoveu no último sábado (15), o Curso de Atendimento Pré-hospitalar e Suporte Básico de Vida para servidores que atuam em transportes inter-hospitalares e eventos municipais. A atividade teve como objetivo qualificar os profissionais da secretaria para uma melhor qualidade nos atendimentos prestados pelas equipes.

Os participantes foram capacitados para prestar cuidados imediatos às vítimas de acidentes ou mal súbito, evitando o agravamento de suas condições físicas, aplicando medidas e procedimentos até a chegada ou encaminhamento às equipes de assistência como, por exemplo, SAMU e bombeiros.

Durante o curso também foram abordados protocolos atualizados de atendimento pré-hospitalar, legislação, emergências clínicas, AVC, desmaio, parada cardiorrespiratória e manobras de RCP (Reanimação cardiorrespiratória), traumas em geral, imobilizações, fraturas e ferimentos, curativos, remoção segura do paciente, entre outros assuntos.

O curso, que ocorreu nas dependências da SMS, foi ministrado pela Enfermeira Camila Anversa, servidora da secretaria, pós-graduada em Urgência e Emergência Adulto e Pediátrico e, também, integrante do SAMU Montenegro; O instrutor de APH e servidor da SMS, Alexandre Correia, também atuou na capacitação. Para as estações práticas, foram convidados os integrantes do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Montenegro, Enfermeiro Ari Fabiano Souza de Lima e o Condutor Técnico em Enfermagem Cássio Labres de Castro. Também estiveram presentes os instrutores do SAMU POA, Samuel de Siqueira Maria e Leandro Corrales.

A capacitação pretende qualificar os demais servidores da SMS conforme calendário estabelecido pelo setor. O próximo encontro está previsto para o dia 19 de janeiro de 2019, onde nova turma será qualificada para atendimentos.

Foto: ACOM