Contratação temporária de 27 profissionais

 
Os vereadores para não prejudicar o ano letivo dos alunos em 2019 por falta de profissionais na área da educação estarão votando, na Sessão Ordinária de quinta-feira (20), a partir das 19h, o Projeto de Lei Complementar nº117/2018, que permite a contratação temporária de 27 profissionais.

A longa lista é composta por professores, assistentes de escolas, auxiliares de serviços escolares que serão contratados pelo período de até 12 meses. 
 
Durante a análise e discussão na Comissão Geral de Pareceres (CGP), terça-feira, espaço em que são discutidos e apreciados os projetos antes de entrarem em pauta no plenário, os vereadores em sua maioria manifestaram a insatisfação com a apresentação deste projeto.
 
 O entendimento é que falhou o planejamento dentro da Secretaria de Educação e Cultura para que esses profissionais fossem contratados através de concurso público. 
 
Como não consta no processo as formas de seleção dos profissionais, os vereadores da CGP, apresentaram uma emenda ao projeto estabelecendo que o prefeito chame os profissionais conforme a classificação dos candidatos no último concurso público que teve prazo vencido. 
 
O pedido da contratação é justificado pelo prefeito Kadu Müller que alega aumento do número de alunos matriculados na rede municipal de ensino e também que ocorreram várias aposentadorias, solicitações de exonerações a pedido dos servidores. O próprio chefe do Executivo ressalta que não há outra alternativa senão a contratação emergencial.