Alagamentos na Rua do Ministério





A esperança é a última que morre”: mais ou menos este é o pensamento dos moradores da Rua do Ministério, que convivem há anos com alagamentos e as péssimas condições de trafegabilidade na via.

Moradores participaram da reunião Assunto foi pauta de reunião na Câmara na tarde de quinta-feira (19), proposta pela vereadora Josi Paz (PSB). Além da proponente, participaram os secretários de Obras, Argus Machado e de Meio Ambiente, Adriano Campos Chagas, o diretor da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos, Thiago Pinheiro, e moradores.
 
Josi abriu os trabalhos contextualizando toda a problemática que afeta diariamente essa comunidade, especialmente em dias de chuva mais forte, quando ocorre acúmulo de água em função do não escoamento do Arroio da Cria. As imagens mostram que a limpeza precisa ser realizada de forma emergencial e, posteriormente, alguma obra mais complexa. 
 
Morador e conhecedor da situação, por ter trabalho durante muitos anos na Prefeitura, João da Rosa disse que a situação se agrava em função de que a galeria no Arroio começa com uma tubulação de 2 metros de diâmetro, que depois reduz para 50 centímetros. 
 
O secretário de Obras, Argus Machado, explicou que já existe um projeto cadastrado junto ao Ministério da Integração, buscando recursos para realização de obra na galeria do Arroio da Cria, na Rua Bruno de Andrade. São em torno de 45 metros atravessando a via, ligando a ponto já existente. Machado explica que a galeria deve ser de três metros de largura por dois de altura, sendo que sua construção depende da liberação de recursos federais que estão sendo buscados, em torno de R$ 900 mil. “Com certeza, isto vai dar mais vazão às águas e diminuir o problema na Rua do Ministério”, acrescenta. 
 
Aproveitando, o morador Marten Rosa pediu medidas emergenciais quanto à trafegabilidade da rua, com o trabalho da máquina e colocação de material. “Se tivesse como pavimentar, seria o ideal”, sugeriu. Josi disse que iria enviar ata e lista de presença da reunião, acompanhada de ofício do seu gabinete, solicitando que o Executivo encaminhe um projeto para a Câmara, incluindo a obra no Plano Plurianual (PPA) e posteriormente na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).