Testa da Orelhinha para bebês recém-nascidos na Secretaria da Saúde em Montenegro



Teste da orelhinha é implantado na SMS

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza, a partir do dia 30 de novembro, o Testa da Orelhinha para bebês recém-nascidos. O Teste da Orelhinha tem como objetivo indicar se o recém-nascido apresenta alguma perda auditiva, devendo ser realizado, preferencialmente, no primeiro mês de vida.

O teste, que é simples, rápido e indolor, deve ser realizado com o recém-nascido dormindo, calmo ou mamando no seio materno. O resultado é fornecido no ato do teste, sendo registrado o resultado na Carteira de Vacinação.


O agendamento deve ser feito na recepção da Pediatria, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, a partir da alta hospitalar. O responsável deve comparecer com a Carteira de Vacinação, Cartão SUS e Certidão de Nascimento do recém-nascido.

A realização do teste será no Setor Médico da Unidade Timbaúva, às sextas-feiras, das 7h40min às 9h40min, no consultório da Fonoaudióloga Liliam Ziembwicz, profissional com especialização em Audiologia.

A implantação do Testa da Orelhinha é uma solicitação do Prefeito Kadu Müller, para garantir que todos recém-nascidos do município tenham acesso ao exame. “Sabemos da importância do teste da orelhinha para a detecção de problemas auditivos, um bebê que tenha um diagnóstico precoce, pode iniciar logo com o tratamento”, destacou o Prefeito.

Teste da orelhinha

O teste da orelhinha consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do bebê. O teste detecta alguns níveis de perda auditiva. Caso seja detectado alguma anormalidade ou até a suspeita, o bebê é encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa.

Foto: Divulgação