“Parceiros Estratégicos” ao combate do Aedes Aegypti em Montenegro




Na manhã desta segunda-feira (12), foi lançada a ação “Parceiros Estratégicos”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde. O ato ocorreu no Hospital Montenegro e contou com a presença de servidores da Vigilância, funcionários do HM e representantes do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti.

A ação tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e mobilizar a comunidade para importância da prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O combate do mosquito Aedes aegypti, através da colaboração de estabelecimentos e instituições, visa potencializar as soluções para o controle do mosquito no município.

O “Parceiros Estratégicos” consiste em cadastrar locais públicos, onde as condições ambientais serão verificadas pelos parceiros do projeto de modo a reduzir a condição para possíveis criadouros para o vetor Aedes aegypti.

Uma vez por semana o parceiro irá verificar o entorno da sua instituição ou estabelecimento e, uma vez ao mês, a equipe das endemias visita os locais cadastrados a fim de averiguar os cuidados e medidas tomadas para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Ainda, fornecer informações sobre a Dengue, Febre Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela urbana à comunidade, fortalecer e ampliar a Coleta Seletiva de lixo, incentivar o combate ao mosquito Aedes Aegypti e a mudança de atitude e conscientização da população em geral, são algumas das propostas da ação.

Foto: ACOM