Novembro Azul em Montenegro





A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Municipal de Educação e Saúde, promove durante o mês de novembro ações que ajudam a conscientizar o maior número de homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e cuidados com a saúde. As atividades são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, EMATER/RS, GOL Campo do Meio e Sesc.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. Existe um risco estimado de 66 novos casos a cada 100 mil homens.

Aproveitando a temática do mês, na segunda-feira (26) ocorre a Caminhada Novembro Azul. A atividade inicia às 9h com concentração em frente ao Sesc na rua Capitão Porfírio, 2205, seguindo em direção à Praça Rui Barbosa. A atividade tem como objetivo reforçar a luta contra o câncer de próstata e sensibilizar a população, destacando a importância da prevenção.

Ainda, no dia 28 sexta-feira, a localidade de Campo do Meio recebe evento com diferentes atividades físicas, palestra e orientações sobre saúde. As ações, que são voltadas ao público masculino, ocorrem no Pavilhão da Comunidade Evangélica. O evento tem como objetivo promover lazer, conscientização e hábitos para uma melhor qualidade de vida.


Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.


Arte: ACOM