Neste momento, Baxio apresenta águas impróprias para banho

 
Balneabilidade pode ser monitorada no próximo ano

Um documento recebido pelo Ministério Público, neste ano de 2018, recomenda a proibição de qualquer atividade no Balneário Affonso Kunrath, incluindo gestão econômica, enquanto o mesmo não apresentar balneabilidade atestada.

Após esta recomendação, a Administração realizou a retirada de invasores que estavam utilizando o local indevidamente com fins de moradia, assim como consumo de energia elétrica e de água. 

Com relação às condições das águas do Rio no local, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que está desenvolvendo um Plano de Ação que busca o monitoramento constante das águas. Serão cerca de sete pontos de amostragem, ao longo do Rio Caí, que serão acompanhados periodicamente. Segundo setor, a ideia é que o projeto, o qual foi apresentado pela SMMA à Cintia Foster Promotora Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Caí, seja aplicado já no próximo ano. Essa manobra permite ao município ficar atento à balneabilidade das águas.

 Este projeto tem como objetivo utilizar a resolução Conama 274/2000 que define e trata a classificação de águas e do padrão de balneabilidade. 

Contudo, alguns investimentos para um local que, neste momento, apresenta águas impróprias para banho não são prioridades de gestão. 

Mesmo assim, o Governo Kadu fez sua manobra de proatividade. Em 22 de fevereiro de 2018, por exemplo, cadastrou junto ao SICONV no Ministério do Turismo, a intensão de implementação de um Centro de Tradições no Balneário Municipal Affonso Kunrath. O cadastro, que sinaliza o investimento de cerca de R$ 600 mil e aguarda liberação de recursos federais para implementação, visa fomentar o turismo e a cultura.

O acesso bloqueado, que compreende a ponte do trecho que leva ao Balneário Municipal Affonso Kunrath, é outro fator desfavorável. A ponte foi atingida por condições climáticas adversas onde houve o desmoronamento das cabeceiras, possivelmente ocasionado pelas águas do rio Caí.

Para tanto, a Administração Municipal entregou no Ministério de Integração Nacional, junto a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, um Plano de Trabalho contendo relatório de diagnóstico, que contempla duas metas: reconstrução da ponte de acesso ao Balneário Municipal Affonso Kunrath, o “Baixio”, assim como a reconstrução parcial do ginásio na localidade de Vapor Velho. 

Os projetos que visam melhorias e intervenções nos trechos atingidos estão cadastrados e seguem em análise junto ao Governo Federal. A Administração Municipal mantém contato frequente com o Ministério da Integração Nacional para viabilizar, tão logo aprovados, a resolução destas demandas.

Priorizar a segurança e oferecer devidas condições de uso, mantendo a ótica da legalidade, são exemplos de conduta de uma gestão coerente e transparente que norteiam a Administração Municipal. Amparando-se neste viés, o Prefeito Kadu segue implantando esforços e, diariamente, melhorias em inúmeros outros pontos do município até que, os percalços que hoje impedem destinar o foco para o Balneário Municipal sejam revertidos.

Foto: ACOM