Fórum: violência contra as mulheres

                    
                          Enfrentamento a não violência contra as mulheres é tema de Fórum

           O Conselho Municipal de Defesa da Mulher (COMDIM), em parceria com a Administração Municipal, promoveu nesta segunda-feira (26) o Fórum de Enfrentamento a não violência contra as mulheres. A ação ocorreu no auditório da Central de Polícia de Montenegro, onde está localizada a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).


  O objetivo do fórum foi de ampliar as discussões sobre as formas de enfrentamento e combate à violência praticada contra as mulheres, promovendo um espaço de debates, reflexão e possíveis ações sobre os dados alarmantes da violência contra as mulheres.

Foram apresentados trabalhos do Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos (Polivalente), vídeos de combate à violência contra as mulheres, o papel que os profissionais da saúde desempenham em situações de violência, o papel do judiciário no combate da violência contra as mulheres, além de dados da DEAM e região.

Somente no Poder Judiciário de Montenegro há em torno de 600 ações em tramitação envolvendo violência de gênero, abrangendo seis municípios da região. Além disso, são encaminhados cerca de cinco pedidos de proteção diariamente e, semanalmente, são realizadas, aproximadamente, trinta audiências. E, segundo dados da DEAM, 90% das vítimas desistem de dar sequência ao processo criminal.

             Presente no Fórum, o Prefeito Municipal de Montenegro, Kadu Müller, destacou a importância do trabalho de enfrentamento à violência contra mulheres em nosso município e como é crucial denunciar as agressões. “É muito importante termos aqui uma Delegacia da Mulher, embora seja melhor não usarmos. As mulheres precisam quebrar o silêncio e denunciar” - disse Kadu.

       A data de 25 de novembro é o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres.       Esse marco foi criado em 1999 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, militantes conhecidas  como  “Las Mariposas”  que lutavam contra a ditadura  de  Rafael  Leônidas Trujillo na República Dominicana e foram assassinadas na mesma data em 1960.

A data foi criada com o objetivo de expandir e aprofundar o debate sobre a violência contra as mulheres.      É importante ressaltar que a violência contra as mulheres se apresenta de muitas formas, não é apenas física, mas também pode ser de caráter psicológico, entre outras.

Foto: ACOM