Desenvolvimento do Distrito Industrial de Montenegro




Desenvolvimento do Distrito Industrial é tema em encontro junto ao Governo do Estado

A Administração Municipal, representada pelo Prefeito Kadu Müller e pelo Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, participou de novo encontro em Porto Alegre para debater questões relacionadas ao desenvolvimento do Pólo Químico de Montenegro e Triunfo.

Realizado na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), durante a tarde desta terça-feira (20), a reunião contou com a participação de representantes do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim), do Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico do Sul (COFIP), da empresa Braskem, e da Prefeitura Municipal de Triunfo.

Durante o encontro, conduzido pela Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta, foram discutidos diferentes temas envolvendo o projeto de fomento ao crescimento do Pólo Químico, relacionando os municípios em questão. Foram apresentados pontos fortes e desafios compostos por dezessete etapas que, segundo o grupo, são voltadas para realização em curto e médio prazo. 
Através de Planos de Ação, originados possivelmente por uma cartilha, o grupo abordou a discussão para priorizar, em um primeiro momento, a criação de uma governança. A Secretária Susana, também, destacou a necessidade de se criar Planos de Atração para angariar investimentos para o Pólo Químico.

Em pauta, também, a troca de governo do Estado foi abordada pelo grupo presente. Contudo, para a elaboração e continuidade do projeto, os representantes do Distrito Industrial não acreditam em interferência negativa. “O que temos aqui é um Projeto de Estado e não um Projeto de Governo” – reforçou Kakuta.

O Prefeito Kadu, destacando a união entre os municípios de Montenegro e Triunfo na criação deste projeto, reforçou que independente das prioridades do novo governo entrante, com uma “governança bem elaborada e constituída, o Pólo Químico é uma ação importante para o estado do Rio Grande do Sul, onde não há economias de esforços pois lutamos para que aconteça” – disse.

Por fim, ficou encaminhado que o grupo abrirá um protocolo, junto ao governo do Estado, para que seja dada a continuidade necessária e se possa por em prática o projeto, assim como a possível governança. Com a implantação do Pólo Químico, se abrem possibilidades de expandir a inovação e alinhar um futuro de orientação estratégica interessante para as empresas e os municípios envolvidos.

Foto: ACOM