Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul



                                  Assembleia debate Saúde no Estado

Representantes da Saúde de diferentes municípios do Estado participaram da Assembleia Geral Extraordinária promovida pelo Cosems (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul). O evento, realizado em Porto Alegre, foi realizado nesta terça-feira (27).

O encontro abordou questões relativas aos repasses atrasados de recursos estaduais para municípios e hospitais causando a redução, suspensão e paralisação de serviços de saúde nas cidades gaúchas, ocasionando dificuldades nos atendimentos da população.


Durante o evento, a Administração Municipal esteve representada pela Secretária Municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, e pelo Prefeito Municipal, Kadu Müller, que na ocasião relatou os reflexos da crise em Montenegro, assim como no Vale do Caí.

Entre os manifestos dos presentes, durante a programação, os diferentes Secretários Municipais ressaltaram que o atual momento da Saúde Pública no Estado apresenta uma realidade assustadora e iminente colapso.

Por fim, o grupo construiu uma carta redigida através das intenções e problemas apontados pelos municípios. A “Carta de Alerta”, que tem assinatura do Presidente do Cosems Diego Espíndola, será encaminhada para diversos órgãos de imprensa, assim como para o Governo do Estado e Ministério Público.

Foto: ACOM