Conflito: Divisas de Montenegro com os Municipios Vizinhos



Aprovada reunião sobre os reais limites geográficos de Montenegro

A Câmara aprovou na sessão de 22 de novembro um debate em que os Vereadores buscarão apurar quais são, exatamente, os limites geográficos de Montenegro. 
 
É o Requerimento 164/18, de Joel Fabiano Kerber (Progressistas), solicitando reunião no com a Prefeitura para tratar das reais delimitações, “pois podemos perder faixas de terras, como a localidade de Serra Velha”, alertou o Vereador. 
 
Conforme Kerber, a necessidade de se discutir melhor o tema surgiu em função de reportagem na imprensa, que abordou a possibilidade de Serra Velha deixar de pertencer ao município de Montenegro, pois um novo levantamento dos limites territoriais, feito em 2015, apontou que o local pertenceria à Paverama, “ao contrário do que se pensava”.
 
Na matéria, consta que a Prefeitura de Triunfo divulgou uma nota, apontando que está na mesma situação. “Segundo o IBGE, a divisa entre Triunfo e Montenegro não é a BR-386, como se tinha conhecimento, e sim o Arroio Bom Jardim. Em função disso, comunidades como Fazenda Quadros e partes de Benfica, Tapera Queimada, Fortaleza e Vendinha (do lado, antes, triunfense) oficialmente deveriam integrar o território de Montenegro”, cita o texto.
 
A nota informa ainda que será encaminhado projeto para que Montenegro também aprove legislação parecida, restabelecendo, em conjunto, a divisa. Posteriormente, os dois municípios precisam articular-se junto à Assembleia Legislativa para efetivar as modificações, pondo fim ao impasse. O texto cita que, em Triunfo, já foi aprovada uma Lei autorizando a Prefeitura solicitar as devidas modificações no mapa, conforme o IBGE.
 
O Requerimento sugere o convite para a reunião ao Procurador Geral do Município, Marcelo Rodrigues; Chefe de Gabinete, Edar Borges Machado; Secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Riffel, e representante da Diretoria de Geoprocessamento (DGEO). 
 
Também aprovados o Projeto de Decreto Legislativo 003/18, do Vereador Cristiano Rosenthal Braatz (MDB) -“Von”, que visa conceder o título de Cidadão Montenegrino a Carlos Roberto Ferrão Martins, o Sargento Ferrão; o Projeto de Lei Complementar 005/18, da Mesa Diretora, que institui o Turno Único na Câmara entre 23 de dezembro a 31 de janeiro de 2019; e o Projeto de Lei Complementar 090/18, do Executivo - alteração no parágrafo 2, artigo 56, da Lei Complementar 4010/03 - Código Tributário Municipal.