Polo Químico do Distrito Industrial de Montenegro



Administração Municipal encaminha proposta do Polo Químico do Distrito Industrial junto ao Estado

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) foi palco de encontro sobre o Distrito Industrial de Montenegro durante a tarde desta terça-feira (09).

Na oportunidade, a Administração Municipal, representada pelo Prefeito Kadu Müller, acompanhado pelo Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo Elias da Rosa, e pela Diretora de Indústria e Comércio Stephanie Dias; conduziu diferentes assuntos relacionados ao desenvolvimento do Distrito Industrial de Montenegro.

A utilização do espaço para implantação de um Polo Químico no Rio Grande do Sul foi uma das propostas apresentadas pelo Prefeito Kadu Müller à secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Susana Kakuta.

A idealização do projeto vem sendo discutida desde o ano passado entre o grupo e já conta com, pelo menos quatro empresas do setor, interessadas em construir uma planta na localidade. Durante a reunião, o Prefeito Kadu ressaltou que não é um projeto de desenvolvimento voltado apenas para uma única cidade e sim para toda uma região, podendo incluir os municípios de Triunfo e Nova Santa Rita. “Utilizando a vocação de cada uma dessas cidades e unindo forças da região como um todo, teremos um potencial de desenvolvimento muito grande. Vamos agregar mão de obra, desenvolvimento e, por consequência, riqueza. Todos vão ganhar com isso”, avaliou o prefeito.

Após a apresentação do projeto, a secretária Susana Kakuta solicitou um estudo amplo com as potencialidades e infraestrutura da região para acelerar um modelo de projeto de Polo Químico a ser implantado no Distrito Industrial de Montenegro. O documento deve ser apresentado na próxima reunião do grupo, ainda no mês corrente, visando um novo alinhamento e evolução do propósito para o espaço.

Já o Prefeito Kadu por sua vez, destacou que sua Gestão tem como princípio, além de outros, a parceria e a aproximação. “Desde o início, estamos interagindo com as empresas do Polo, assim como com o Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico do Sul e buscando aproximação. A Administração Municipal é parceira e quer o desenvolvimento do município como um todo” – afirmou Kadu.

Ainda, um dos temas debatidos foi a possibilidade de criação de uma governança para a gerência do futuro Centro de Treinamento Integrado – CIT. A ideia visa unir os esforços das entidades e instituições em forma de diferentes parcerias para auxílio no desenvolvimento da região, assim como o fomento de atrativos para novas empresas migrarem ao Distrito montenegrino. Atualmente, há ocupação de cerca de 44% dos lotes na área (de cerca de 700 hectares total do Distrito), e, por este motivo, possibilita o desenvolvimento nas áreas não ocupadas.

Também, no encontro, foi sinalizada a intenção da reabertura do Posto da Brigada Militar no local, uma vez que está desativado pelo Estado há anos. “Temos inúmeros relatos e solicitações de empresas no interesse e na necessidade de reabertura do Posto no Distrito. Com ele, o local ficará mais seguro e oferecerá menos riscos, principalmente, no turno da noite”- ponderou o Secretário Elias.

A Secretária da SDECT, Susana Kakuta, deixou claro aos presentes o apoio ao desenvolvimento do local. Também, destacou a importância de se ter celeridade nos diferentes processos, os quais já tramitam, para que se possa colher os resultados de maneira ágil e objetiva.

Participaram do encontro na SDECT, também, o Diretor do Departamento de Ações e Programas Especiais da SDECT, Lucídio Alves; o Presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim), Newton Battastini; o representante da empresa MaxiQuim Chemical Business & Intelligence, João Luiz Zuñeda; o Diretor Administrativo do Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico do Sul (COFIP), Sidnei Anjos; a representante da empresa Braskem, Vick Martinez; e o representante da empresa Hexion Química do Brasil, Fabrício Coitinho.

O CIT - Centro de Treinamento Integrado:


O projeto com 992m² está localizado na Via 1, no Distrito Industrial de Montenegro. Nele, constam 08 salas de treinamento para 25 alunos cada, auditório para eventos, entre 80 a 120 lugares, além de banheiros e 04 salas de atendimento.

Os objetivos estratégicos com o CIT visam a elevação de competitividade da cadeia produtiva instalada no perímetro, que atualmente conta com 8.000 trabalhadores, através da sinergia entre as empresas, sejam elas indústrias ou prestadores de serviços, pela otimização dos custos com desenvolvimento e qualificação de pessoas.

A construção do prédio se deu por conta da contrapartida da empresa Hexion Química do Brasil ao Estado, tendo em vista a reposição de ativo fixo então existente no terreno onde foi instalada a fábrica, e está previsto para ser entregue ainda em 2018.

A construção está sendo finalizada em terreno com área total de aproximadamente 4,8 hectares com espaço disponível para outros projetos destinados a Centro de Serviços Compartilhados e/ou Institutos de Pesquisa.

Foto: ACOM