Peça teatral por um trânsito seguro em Montenegro



            Peça teatral conscientiza adolescentes da rede municipal de educação

Nesta terça-feira (25), alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian, Professora Maria Josepha e Cinco de Maio, assistiram à peça teatral “Últimos Dias de Um Super-Herói”, promovida pelo Ministério de Cultura e pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, através do programa Vida Urgente.

O espetáculo conta a história de quatro amigos adolescentes que, entre os compromissos escolares e os divertimentos do cotidiano, interagem em diferentes situações no trânsito. Através do contraponto, entre o comportamento dos personagens, é ressaltada a consciência de que todas as pessoas fazem parte e são responsáveis por um trânsito seguro, mesmo quando não estão conduzindo um automóvel.

A peça propôs desmistificar a ideia da cultura do herói, algo tão presente na vida dos adolescentes como a sensação de “imortalidade” e “comigo não vai acontecer”, levando o público a refletir sobre seu papel enquanto pedestre, ciclista, skatista e futuro motorista no trânsito.

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, conhecida nacionalmente pelo seu trabalho de valorização da vida, fez sua opção pelo teatro como instrumento pedagógico de transformação e reflexão. Desde 1998 orienta, conscientiza e educa crianças, jovens e adultos sobre a preservação e valorização da vida através da arte, e tem o trânsito como foco. Por essa razão, a fundação investe e disponibiliza às escolas e instituições os espetáculos teatrais do Projeto Vida Urgente no Palco.

Foto: SMEC