Congresso das Guardas Municipais



Capacitação das corporações é tema em Congresso

Abordando inúmeros assuntos pertinentes à categoria, durante três dias, Guardas Municipais de diferentes municípios do Brasil participaram do tradicional Congresso das Guardas Municipais. O evento, que neste ano chega a sua 38ª edição, é realizado pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais – CNGM.

Com realização anual, o Congresso das Guardas Municipais deste ano, foi realizado em João Pessoa/PA e teve a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Durante o encontro, foram abordados diferentes assuntos como, por exemplo, a padronização das Guardas Municipais a nível nacional, tanto em qualificação quanto em equipamentos e qualidade dos mesmos; levantamento censitário das Guardas Municipais, número de municípios onde foram implantadas, efetivo, nível de aperfeiçoamento, utilização do efetivo na segurança pública, armamento e demais dados; e questões sobre Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC) onde foi tratado sobre a integração dos órgãos de segurança pública (Lei 13.675/2018 SUSP), com a divulgação do SIM/RS.

Representando Montenegro, estiveram presentes os Guardas Municipais Clóvis Eduardo Pereira e Ararê Zavarise de Moura. Eles ocupam os cargos, respectivamente, de Diretor de Assistência Técnica as Guardas Municipais e Diretor de Gestão Administrativa do Conselho Nacional das Guardas Municipais.

Segundo Ararê, o Congresso foi um importante momento de capacitação e crescimento da categoria, destacando também a participação do Ministro da Segurança Pública Raul Jungmann no evento. “A participação do Ministro foi fundamental. Na ocasião, ele que reafirmou o compromisso com a evolução das Guardas Municipais do Brasil” – comentou o participante.

Foto: GM/AP