Acesso à Estrada Antônio Inácio de Oliveira Filho, pela RS-124, em direção a UNISC Montenegro.



Administração recebe engenheiro do DAER e vistoria ponte

Na tarde desta segunda-feira (22), o Prefeito Kadu Müller, acompanhado pelo Assessor Especial da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, Engº Civil Daniel Vargas de Oliveira, recebeu o Engenheiro Civil da 11ª Superintendência do DAER/Lajeado, Luiz Fernando de Souza.

Especialista em pontes, o representante do DAER esteve no local para vistoriar a estrutura da ponta danificada e auxiliar nas questões referentes a um estudo de viabilidade para a recuperação do ponto atingido no fim de setembro, aproveitando parte da estrutura da ponte ou optando pela construção de uma ponte nova.

Na oportunidade, pode-se constatar que visualmente a parte estrutural principal da ponte não sofreu danos, e será analisada a possibilidade de reutilização desta estrutura. Como já verificado anteriormente, constatou-se que parte da estrutura da parede de alvenaria em pedra gres e vigas de concreto armado de uma das cabeceiras que dava sustentação à ponte, foram rompidas devido ao carreamento dos sedimentos em sua fundação no leito do arroio, provavelmente ocasionada pela vazão das cheias.

“Não queremos cometer equívocos como já vistos no passado do município. Estamos evoluindo no assunto de maneira pontual e a presença do engenheiro do DAER nesta tarde nos auxilia muito para os próximos passos que envolvem o projeto correto.” – disse Kadu na ocasião.

O fato, ocorrido pelas condições climáticas adversas na época, atingiu a ponte do trecho que leva ao Balneário Municipal Affonso Kunrath, o “Baixio”. O ponto atingido passa sobre o Arroio Montenegro na estrada Tio Manduca (alameda O. Wildner) e, desde então, está bloqueado devido ao desmoronamento. No local, houve a queda de uma das alas da ponte em função do carreamento do material de sustentação das fundações.

Ainda, durante a visita do Engenheiro Civil da 11ª Superintendência do DAER/Lajeado, a Administração Municipal percorreu trecho da RS 124 (entre a RSC-287 e a Estrada Antônio Inácio de Oliveira Filho, no bairro Estação). Na oportunidade, foi sinalizada a intensão em promover intervenções visando melhorias nas laterais do trecho, de aproximadamente 5 km. Também, foi abordada a questão envolvendo o acesso à Estrada Antônio Inácio de Oliveira Filho, pela RS-124, em direção a UNISC Montenegro.

Foto: ACOM