Projeto de reestruturação da RSC-287 para "Salvar Vidas"



Projeto de reestruturação da RSC-287 é apresentado à comunidade

Diferentes representantes da comunidade montenegrina e região puderam acompanhar a apresentação do Projeto de Reestruturação da RSC-287 durante a tarde desta segunda-feira (17). Realizada no Espaço Braskem, na Estação da Cultura, a apresentação abordou distintas situações referentes às futuras intervenções promovidas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) no trecho.

A reestruturação da RSC-287 refere-se ao convênio firmado no final do ano passado entre a Administração Municipal e a EGR. As intervenções no trecho, com aproximadamente 7km e 110m de extensão conforme decreto estadual nº 53.821, visam contribuir para o convívio resultando positivamente no cenário dos pedestres, assim como no trânsito do local.

Presente na ocasião, o Prefeito Municipal de Montenegro, Kadu Müller, destacou a importância na realização das intervenções previstas no projeto. "A comunidade sofre danos há anos. As estatísticas apontam índices assustadores no trecho. Com as implantações, vidas serão poupadas!" – ressaltou Kadu.

A realização da revitalização na RSC-287 é resultado de esforços da Administração Municipal juntamente com o Poder Legislativo de Montenegro, através de contato contínuo do Vereador Joel Kerber junto à Secretaria Estadual dos Transportes.

Em sua manifestação, o Vereador Joel reforçou que a união de esforços entre os diferentes poderes, líderes, grupos e entidades, foram fundamentais para o projeto avançar. “Embora não tenha sido apresentado um cronograma, houveram avanços importantes. Já evoluímos o projeto contemplando melhorias, a exemplo da nova rotatória do bairro Cinco de Maio e da nova pista lateral na Polícia Rodoviária Estadual. A luta segue e estamos cobrando das pessoas e setores certos” – disse.

Na ocasião, ainda, os engenheiros Erno Zimpel e Lino Fantuzzi, da empresa ZXF Engenheiros Consultores, informaram que o projeto executivo deve ser concluído até o final deste ano. Foram apresentadas questões relativas ao layout do projeto, envolvendo desenhos planejados de pontos específicos no trecho. Com o andamento das demais etapas para a conclusão do projeto final, será possível que em 2019 as obras possam, enfim, serem iniciadas. O primeiro bloco, entre oito intervenções, deve ser realizado no trecho que contempla o acesso à rua Ramiro Barcelos.

Ao final da apresentação houveram diferentes questionamentos que, além dos engenheiros da empresa ZXF (contratada para elaboração do projeto), foram sanados pelos representantes da EGR, Desirée Schafer e Ricardo Ribas.

Sobre a revitalização:

O trecho contemplado tem 7km e 110m de extensão, segundo decreto estadual nº 53.821 de 5 de dezembro de 2017, e vai desde o trevo da BR 470 até a ERS 411, estrada que acessa a localidade de Costa da Serra. O convênio firmado visa o aporte de até R$ 200 mil, por parte do município, para execução do projeto arquitetônico de obras a serem implantadas no referido trecho, como a construção de rotatórias, melhorando trânsito, facilitando as travessias de veículos e pedestres e, principalmente, evitando que ocorram mais óbitos no local.

O projeto visa a construção de novas rótulas no cruzamento da 287 com as ruas Ramiro Barcelos, Coronel Antônio Inácio e Juvenal Alves de Oliveira — esta última no bairro Senai. O pacote de medidas prevê, ainda, a remodelação de três trevos: ERS-240 com rua Intendente Augusto Jaeger Filho e a estrada Reinaldo Hörlle; ERS-240 com BR-470 e Buarque de Macedo; e RSC-287 com ERS-411.

Foto: ACOM