HOJE: Desfile Farroupilha reuniu milhares de pessoas na Ramiro



Desfile Farroupilha atrai multidão ao Centro de Montenegro


Na manhã desta quinta-feira (20), a rua Ramiro Barcelos, na área central da cidade, foi tomada pelos montenegrinos. O Desfile Farroupilha 2018, promovido pela Administração Municipal e a Associação Tradicionalista Montenegrina (ATM), reuniu milhares de pessoas, entre espectadores e participantes, que atravessaram a rua principal com seus cavalos, carros ou, até mesmo, a pé. No total, 22 entidades participaram do evento que ocorre no último dia dos festejos farroupilhas.


Iniciado pontualmente às 10h, o Desfile Farroupilha 2018 reuniu tradicionalistas e simpatizantes de todas as idades. Bandeiras, chimarrão, churrasco, danças e música gaúcha foram às ruas nesta manhã. Presentes também no evento, estiveram os homenageados da Semana Farroupilha de Montenegro: a empresa Sinoscar Montenegro e o tradicionalista Adão Machado da Mota.

Durante o ato de abertura, antes mesmo da chegada da Chama Crioula ao palanque oficial, o Prefeito Municipal de Montenegro, Kadu Müller, fez questão de lembrar a importância da tradição. Também, ressaltou o quanto é essencial o cultivo da história para construir importantes valores na sociedade.

Entre as diferentes homenagens durante o Desfile Farroupilha, as entidades trouxeram questões referentes ao “Tropeirismo”, tema deste ano. Um ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo do Rio Grande do Sul. Em meados dos séculos 17 e 18, os tropeiros eram partes da vida da zona rural e cidades pequenas dentro do sul do Brasil. Vestidos a caráter, eles comandavam rebanhos de gado e levavam bens da região para o estado de São Paulo. De lá, animais e mercadorias se deslocavam para outros estados do Brasil.

Ao final das atividades, a Administração Municipal coordenou os trabalhos de limpeza do local onde, de imediato, liberou a via com total condição de trafegabilidade.

Foto: ACOM