Grupo de autoajuda para parar de fumar



Secretaria da Saúde realiza grupo de combate ao tabagismo

A partir desta terça-feira (18), a Administração Municipal retoma as atividades que integram o serviço de apoio contra o tabagismo.



Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer, o “Programa Municipal de Combate ao Tabagismo” tem entre seus objetivos reduzir o número de fumantes e a mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, por meio de atividades educativas e conversas. A mudança de comportamento direcionando aos novos hábitos também faz parte do programa.


Através de um grupo de autoajuda em que o foco é o término do vício de fumar, as atividades ocorrem semanalmente no prédio da Pediatria, junto à SMS na rua Campos Neto 177, bairro Senai. Anteriormente, o programa era realizado no extinto PAM.

Segundo estudos recentes, o cigarro contém quase 5 mil substâncias tóxicas, das quais 50 são cancerígenas. Além disso, o ato de fumar prejudica o fumante ativo e o passivo, trazendo malefícios como alteração no sistema nervoso central, que levam à dependência, e ao adoecimento, com o agravamento de problemas cardiovasculares, surgimento de câncer, bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrames e infartos.

Os interessados em buscar ajuda devem realizar a inscrição no prédio administrativo da Secretaria Municipal de Saúde ou pelo telefone 3649-1983. Os encontros acontecem nas terças-feiras às 8h30min e o grupo de manutenção às 10h.